quarta-feira, 26 de maio de 2010

Artigo: Que tal VENDER MAIS com a Logística?

Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda

Calma, fique tranqüilo! Não vamos transformar profissionais da área de logística em vendedores. Felizmente o dia tem apenas 24 horas, embora para o pessoal de logística pareça ter 30!

Hoje, lendo a Revista Logweb, deparei-me com uma pequena (mas excepcional) reportagem com o título “QGN duplica capacidade de distribuição com novo CD”. Interessei-me pela matéria e em seu final fiquei surpreso com a expectativa de seu diretor, de vender 30% a mais no Estado de São Paulo, ao longo de 2010. Veja que maravilha, no curto prazo (no ano corrente) vender 30% a mais! Parece um sonho, não é?

Há tempos venho defendendo a tese de que o principal papel da logística é criar condições para que as empresas possam VENDER MAIS. Parece óbvio, não é? Mas infelizmente poucos gestores da área enxergam isso. Muitos deles ainda reservam grande parte de seu precioso e escasso tempo na interminável tarefa de reduzir custos de fretes, “espremendo” seus parceiros logísticos. O resultado é previsível: maiores problemas de entrega, maiores índices de avaria, maior incidência de furtos e roubos de carga, etc. Quem perde com isso é a própria empresa e o Cliente! E é claro o gerente de logística e sua equipe, que viverão longos e temerosos pesadelos no relacionamento com o departamento de Vendas.

Enquanto isso, outras empresas, que contam com profissionais mais capacitados e inteligentes, vislumbram oportunidades mais amplas e consistentes, que envolvem a revisão dos seus parâmetros de gestão de estoques e a sua malha operacional.

Afinal, porque optamos por um Centro de Distribuição (CD), Centro de Distribuição Avançado (CDA), Cross-Docking ou Transit-Point? Obviamente, para VENDER MAIS! Enquanto muitas empresas têm uma míope e limitada visão, apenas visualizando custos, outras vão além, e identificam oportunidades de novos mercados e novos Clientes, e trabalham intensamente para VENDER MAIS!

Portanto, nos próximos meses e anos, muitas empresas revisarão a atual malha logística, rediscutindo o nível de estoques e a sua localização geográfica e a política de atendimento (nível de serviço).

Você e sua equipe estão preparados tecnicamente para desenhar e dimensionar novos Centros de Distribuição? Estão prontos para, por exemplo:
a. Dimensionar a área primária total, coberta e não coberta (pátio, ruas internas e estacionamento de veículos)
b. Dimensionar o tamanho ideal do terreno para garantir a expansão da operação no médio e longo prazo
c. Quantidade de docas no inbound e outbound e áreas de stage
d. Dimensionar pessoal operacional
e. Especificar e dimensionar equipamentos de movimentação
f. Dimensionar estruturas de verticalização de estoques e definir o mix ideal entre as soluções possíveis para obter a melhor relação entre throughput (capacidade de processamento) e honeycombing (efeito colméia)?
g. Definir o modelo ideal de separação de pedidos e reabastecimento dos módulos de picking

A atividade de logística há muito tempo deixou de ser um processo de tentativa-e-erro. É preciso acertar desde a primeira vez e transformar a logística no mais competitivo diferencial da sua empresa!!!