segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Por que implantar a função de controller em Logística

Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda
 Por que ter um controller em logística. É viável contar com um profissional relativamente caro e especializado em controladoria para assessora a área de logística
 Se você tem a pretensão de alcançar um nível de desempenho diferenciado, de estar dentro de um seleto clube de empresas com aprimoramento e práticas em logística, você precisa se estruturar de uma forma adequada. É aí que entra a controladoria na área de logística.
 Em algumas empresas, a logística assume papel de relevância, sendo o segundo custo ou despesa mais importante, estando atrás apenas do custo das mercadorias vendidas CMV.
 Se para o seu negócio a a logística é realmente um importante diferencial de competitividade, a controladoria em logística lhe ajudará a alcançar e manter um alto nível de serviço, dentro dos parâmetros superiores de mercado.
 Infelizmente, a quase totalidade do contingente de funcionários da área de logística está mergulhada em atividades rotineiras, atolada nos problemas do dia-a-dia, trabalhando como verdadeiros bombeiros, apagando intermináveis incêndios. O pior é que muitos colaboradores acabam se acostumando e gostando disso, se auto intitulando salvadores da pátria.
 Solitário e também aprisionado nessa rotina desgastante e muitas vezes emburrecedora, o Gerente de Logística acaba atuando muito pouco no nível tático e estratégico, alimentando ainda mais a rotina dos bombeiros. Como quebrar esse ciclo, antes que ele quebre a empresa.
 O Controller logístico assume uma função de vital importância nas empresas, ao atuar como staff da alta e média direção, junto aos Diretores e Gerentes de Logística ou Supply Chain. Acaba atuando literalmente como um braço de direito dos executivos da área ao assessorá-los em importantes rotinas e decisões.
 Uma importante atividade desenvolvida pelo Controller da Logística, em conjunto com o nível tático e estratégico da área, corresponde à definição dos indicadores de desempenho e metas relacionadas aos custos, nível de serviço e produtividade. Esses indicadores deverão, obrigatoriamente, estar alinhados com as diretrizes estratégicas da empresa; caberá ao Controller da Logística assegurar que isso realmente aconteça.
 Em conjunto com a equipe de coordenação ou supervisão, o Controller de Logística auxiliará no monitoramento dos resultados obtidos e no desenvolvimento das ações para a correção e a prevenção dos desvios verificados em relação às metas previamente estabelecidas. Caberá também ao Controller da Logística garantir a qualidade das informações, o uso das ferramentas da  e a confiabilidade dos indicadores de desempenho gerados.
 Caberá também ao Controller da Logística, se possível em uma dobradinha com a área de Engenharia Logística, o papel de consultor interno, atuando diretamente junto ao Diretor e / ou Gerente de Logística ou Supply Chain como apoio na tomada de decisão. A consultoria interna é uma importante manifestação da inteligência logística da uma empresa, atividade crucial para a inovação, para a correta aplicação dos recursos financeiros, para projetos de apromoramento contínuo, entre outros.

 Portanto, se você tem sonhos ambiciosos e quer se tornar um benchmark em seu mercado, será preciso ter o apoio de alguém totalmente dedicado em garantir os resultados almejados pela sua empresa, o Controller de Logística. Que tal então inovar em 2013/14

Sua empresa está preparada para os difíceis desafios que vem por aí

Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda
 Independente das questões macroeconômicas e dos rumos almejados pelo setor público, o que vem por aí é realmente preocupante para Operadores Logísticos e Transportadoras. Você já percebeu como está cada vez mais difícil e mais caro conseguer aquele mesmo 1,00  real de faturamento. E quando falamos de rentabilidade ou lucro. Em alguns casos isso parece uma missão impossível
 Não se trata de pessimismo, mas de uma dose reforçada de REALISMO. Os próximos anos serão difíceis e realmente desafiadores para Operadores Logísticos e Transportadoras. E por que
 Vários fatores levarão a um aumento da complexidade na operação logística e que refletirão diretamente no relacionamento comercial entre os Embarcadores e prestadores de serviços e na rotina diária das Transportadoras e Operadores Logísticos.
 Um deles trata do arrefecimento ou perda de entusiasmo no relacionamento entre os Embarcadores e seus parceiros. As relações serão marcadas por menor tolerância, alternância de humor, maior desconfiança, maior impessoalidade e por cobranças permanentes. Se já andava difícil, ficará ainda pior devido ao aumento dos custos operacionais, decorrentes dos sucessivos reajustes nos insumos produtivos diesel, pneu, peças de manutenção, entre outos e das maiores dificuldades no planejamento, gestão e operação do dia-a-dia.
 Embarcadores pressionados por menores custos e maiores níveis de serviço, colaborarão para uma relação de alta tensão. Os contratos formais, quando estabelecidos, deverão reforçar ainda mais os aspectos ganha-perde do negócio, a favor do Embarcador obviamente.
 Com custos cada vez maiores, as Transportadoras e Operadores Logísticos precisarão realizar um gigantesco e contínuo esforço na identificação e implantação de oportunidades de melhorias. Não haverá espaço para depois, ou quando der, e tampouco margem para iniciativas na modalidade tentativa e erro. Será praticamente proibido errar.
 Não é exagero; isso será uma questão de sobrevivência. Para manterem-se competitivas no mercado, as Transportadoras e os Operadores Logísticos deverão otimizar seus resultados, extraindo o melhor que puder de sua infraestrutura operacional, processos, sistemas informatizados e pessoal. A questão é: como realizar tudo isso, de forma natural, objetiva e constante.
 Será preciso dotar o pessoal chave da sua empresa de uma visão e conhecimento avançado  dos custos operacionais. Não se tratará apenas de uma melhor base conceitual, mas de sistemas informatizados e de relatórios financeiros que permitam uma maior visibilidade e um mais confiável processo de tomada de decisão. Como evoluir rapidamente de uma empresa paternalista, pessoal, emotiva e intuitiva para um novo modelo, mas racional,  matemático, impessoal e meritocrático.
 Também será necessário realizar uma revolução cultura na empresa, que mexerá com DNA pedominante. Executivos serão cobrados por uma visão mais estratégica e por uma rotina de gestão, e não de execução. Vendedores precisarão ser mais técnicos; será imprescindível reduzir os esforços inúteis de vendas. Operacionais deverão atuar menos como bombeiros, que diariamente apagam incêndios, muitas vezes intermináveis, se posicionando de forma inteligente diante das não conformidades existentes. Profissionais da área Financeira serão cobrados por uma melhor administração do fluxo de caixa e por maiores informações para a tomada de decisão, principalmente aquelas relacionadas à identificação de clientes ou serviços pouco lucrativos. Departamentos de Recursos Humanos deverão atuar na atração e retenção de talentos ao invés de limitarem-se apenas às atividades burocráticas e legais relacionadas à contratação, pagamento e demissão de pessoal. A área de Qualidade deverá servir como suporte essencial para a melhoria contínua e mola propulsora dessa mudança  cultural.
 Estamos falando de uma mudança radical de postura. Comece fazendo um diagnóstico da sua empresa, para identificar as medidas mais importantes e prioritárias para a sua empresa. Na sequência, implemente as mudanças necessárias, de forma avassaladora e irreversível. Se demorar ou se vacilar, poderá não dar mais tempo. Neste momento, o relógio não trabalha a nosso favor.
 Mais do que simplesmente endurecer sem perder a ternura, estamos tratando de um rápido e necessário amadurecimento das empresas. Amadurecimento que precisará ocorrer de forma rápida e consistente. Erros poderão se fatais. Sua empresa está realmente pronta para os difíceis desafios que vem por aí.