quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Como Vender sem Conceder (Tantas) Vantagens aos Clientes


     
Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda

Está cada vez mais difícil a vida dos profissionais da área de Vendas nas Transportadoras e Operadores Logísticos.

Se já não bastasse a predatória competição entre as próprias empresas, agora se deparam com profissionais de logística e compras cada vez mais preparados para a negociação das tarifas de fretes e de outros serviços logísticos.

Nos últimos anos, os Embarcadores têm investido na capacitação e reciclagem de seus profissionais da área de logística, que evoluíram não apenas nas técnicas de negociação, mas principalmente na argumentação técnica, que envolve a discussão e a análise do modelo operacional, contrato, requerimentos de serviços e custos!

Um outro fator torna essa relação ainda mais complicada: a facilidade com os Embarcadores têm acesso às cotações junto a outras Transportadoras. Antes limitada a poucas empresas, as cotações agora envolvem diversos tipos e portes de Transportadoras, produzindo cotações que muitas vezes "interessam" aos negociadores, e que são utilizadas para pressionar os vendedores ou executivos de vendas,

Como fazer, então, para superar tantos obstáculos e ainda fechar um bom negócio para a sua empresa?

Antes de qualquer coisa, cuide da sua aparência física. Você poderão não ter uma nova chance de "impressionar" seu Cliente.

Segundo, informe-se a respeito de seu Cliente e do segmento no qual atua. Estar bem informado poderá levar a discussão para um nível superior, ampliando o tamanho do serviço a ser negociado.

Terceiro, informe-se adequadamente a respeito dos serviços prestados pela sua empresa. Prepare-se para um interrogatório técnico e tenha respostas rápidas e precisas para todos os questionamentos feitos.

Quarto, avalie e aplique a melhor estratégia de abordagem junto ao seu Cliente potencial. Existem várias: abordagem com perguntas, com elogios, com referência a outros clientes atuais, através de brindes, choque (colocando medo no Cliente), benefícios ao Cliente, curiosidade, etc.

Quinto, uma vez definida a abordagem, interaja com o seu Cliente através de perguntas. Faça perguntas durante a apresentação de vendas para ter uma clara compreensão do entendimento de seu Cliente e também para ampliar o seu nível de conhecimento do negócio do seu potencial Cliente e também sobre seu interlocutor.

Sexto, enquanto fala, procure visualizar a sua oferta, através de folders, catálogos, vídeos, material em power point, testemunhais de outros Clientes, cartões de visitas, etc. Apenas tome cuidado para não perder-se diante de tantos materiais ou de não se atentar a detalhes importantes.

Sétimo, mantenha a sua ansiedade sob controle e não seja afoito. Retarde ao máximo a discussão de preço e procure apresentar todas vantagens e benefícios de trabalhar com a sua empresa. Evite fechar fazendo uma concessão, oferecendo descontos, maiores prazos de pagamento, cortesias, etc. Se a pressão for muito grande, adie a decisão para um novo momento. Clientes "terroristas" utilizam diversas artimanhas para defender seus interesses, dizendo por exemplo: "ou fechamos AGORA, ou nada feito" ou "tem outras 10 empresas querendo começar amanhã, oferecendo tarifas de frete 10% menores".

Oitavo, saia sempre de um encontro com uma nova data agendada, mesmo que daqui a 3 ou 4 meses. Procure deixar as portas abertas para uma  nova ligação telefônica ou envio de e-mail.

Nono, faça follow-up em quantidade adequada. Nem muito, e nem pouco, mas na medida exata que seu Cliente potencial desejar.Não esqueça de agradecer sempre às oportunidade dadas pelos seus potenciais Clientes.

Por fim, se algo der errado, comece tudo de novo, revendo os pontos nos quais você acredita ter falhado. Esteja pronto para ganhar ou perder batalhas, mas não a guerra!

Não se esqueça, bom negócio é aquele do tipo ganha-ganha.

Boa sorte! Excelente 2012 para você!

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