quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Artigo: Como melhorar rapidamente o desempenho em seu armazém


Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda
 

Quer melhorar rapidamente o desempenho do seu armazém? Que tal quebrarmos alguns paradigmas e realizarmos as melhorias debaixo para cima?
 

Deixe de lado a tradicional melhoria top-down (de cima para baixo) e viabilize o bottom-up (debaixo para cima). Atue de forma a depender menos do nível tático e mais do nível operacional. Como fazer isso na prática?

Primeiro, crie um ambiente propício para  a melhoria contínua, estimulando a sua equipe a pensar e agir, incluindo as lideranças do chão do armazém.

Segundo, busque a reciclagem e a capacitação da sua equipe operacional em conceitos técnicos. Qual a última vez que você treinou a sua equipe de conferentes, operadores de empilhadeira, separadores, auxiliares operacionais, entre outros?

Terceiro, treine a sua equipe operacional na aplicação das ferramentas da qualidade total, como PDCA, 5W2H, Diagrama de Ishikawa, brainstorming, entre outros.

Quarto, crie grupos de trabalho focados em determinados aspectos da operação do armazém como nível de acuracidade do estoque, avarias, furtos, produtividade dos equipamentos de movimentação e da mão-de-obra, combate ao efeito colmeia, entre outros. Junto com a equipe desenvolva e detalhe os planos de ação correspondentes, definindo iniciativas chave, prazos e responsabilidades.

Quinto, desenvolva e implante indicadores de desempenho e metas para o monitoramento dos resultados obtidos. Aja rapidamente em caso de ocorrência de desvios significativos.

Sexto, premie as melhores idéias e iniciativas. Defina com a alta e média direção algum modelo de remuneração variável ou premiação.

Com o tempo, aprimore todo esse processo, e combine a melhoria top-down com a bottom-up.

Mas, não se esqueça, treinamento é fundamental. Sem ele, esqueça. Todo esforço será em vão. Comece com treinamentos básicos e gerais, e com o tempo selecione temas específicos e de maior profundidade. Crie, na sua empresa, uma cultura de renovação e aprimoramento contínuo do nível de conhecimento.

Boa sorte e bom trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário