segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Artigo: 2013, um ano difícil para quem trabalha com transportes


Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda

Fácil não é, nem nunca será. Trabalhar com transportes exige amor e dedicação. Cada dia é um dia diferente do outro; a cada dia novos desafios precisam ser superados. E não espere que isso mude, pois não mudará!

Este ano será um verdadeiro "teste" para todos aqueles que atuam no setor de transportes, seja como Embarcador ou Transportadora. Não importa o lado em que você estiver, pois as dificuldades serão gigantescas para todos.

De um lado a Transportadora, "calejada" e cansada. Abatida e enfraquecida pelos repetidos resultados medíocres, pouco atrativos sob a ótica dos acionistas. Olhando o futuro, enxergam um cenário desolador e preocupante, de aumentos de  custos operacionais, necessidade constante de investimentos, restrições à operação, problemas na infraestrutura, congestionamentos nas grandes cidades, falta de motoristas, etc. No limite de suas forças e tolerância, sabem que precisam mudar e que devem fazer as coisas de uma forma diferente. A grande maioria não enxerga um caminho seguro a seguir, e tampouco vêem uma "luz no final do túnel".

Do outro lado, os Embarcadores, pressionados pelas suas matrizes, executivos e acionistas, preocupados com o frete e com a qualidade do serviço como nunca estiveram. Cada vez mais entendem a importância da logística para seu negócio, mas recusam-se a entender que isso custa, e que custa muito caro.

2013 é o ano em que planos, expectativas e  interesses se chocarão, devido ao seu caráter antagônico. Um lado deseja (e precisa) ampliar a rentabilidade, e para isso reajustará os fretes e procurará tornar o seu negócio lucrativo, custe o que custar. O outro, brigará para resolver o binômio custos versus nível de serviço e utilizará todas as suas artimanhas e ferramentas para impedir ou minimizar o aumento dos custos logísticos.

Sabe quem levará a melhor? Ninguém! Será um ano difícil, de muitos conflitos, muitas discussões, blefes, indas e vindas. Muitas transportadoras, unilateralmente, deixarão seus Clientes. Muitos Embarcadores, de forma semelhante, encerrarão suas parcerias com suas transportadoras. E todos perderemos com essa volatilidade!

Como se livrar de tudo isso?

Comece entendendo seus custos, não importa o lado em que você esteja. Aprofunde-se nos seus números e identifique os problemas existentes e as oportunidades de melhorias possíveis. Torne-se um especialista em custos!

Depois, busque desenvolver ações de melhoria que envolvam ambas as partes. Estimule o trabalho colaborativo. Desenvolva a si mesmo e o seu parceiro. Tenham uma agenda em comum.

Desenvolva relações de longo prazo. Tenha planos para hoje, para amanhã e para depois de amanhã. Não seja míope, enxergue distante.

Tenha contratos e especifique claramente os direitos e deveres de cada parte. Aja de forma justa.

Tenha indicadores de desempenho. Meça e monitore a performance de cada parte. Mas, trabalhe de forma positiva; não mensure para punir, mas para aprender, corrigir, melhorar e evoluir.

E dialoguem. Conversem. Acostumem-se a se reunir, pelo menos uma vez ao mês. E trabalhem de forma positiva.

Boa sorte a todos!
TREINAMENTOS EM DESTAQUE
 
- Custeio e Formação de Preços para o Transporte de Carga Lotação e Fracionada
TREINAMENTO CONFIRMADO - Últimas inscrições!
Data 02/02/2013 das 08h00 às 17h00
Local Hotel Bristol, Guarulhos - SP
Investimento 500,00

- Básico em Movimentação e Armazenagem de Materiais 
Data 20/02/2013 - 08h00 às17h00 
Local Novotel Ibirapuera - SP
Investimento 400,00

- Básico em Gestão e Operação de Transportes
Data 21/02/2013 - 08h00 às 17h00
Local Mercure Privilege - SP
Investimento 400,00

- Formação de Controllers em Logística - NOVO!
Data 04 e 05/03 - 08h00 às 20h00
Local Mercure Privilege - SP
Investimento 1600,00

Maiores informações através do e-mail treinamento@tigerlog.com.brou através do site www.tigerlog.com.br

Um comentário:

  1. A empresa que trabalho, desenvolve sistema para Transporte e quando implantava os módulos da Frota, defendia muito com os clientes a importância disso.

    Se todos os concorrentes tem preço parecido ou até igual para fazer determinado transporte, então onde ele teriam um ganho?

    Agora então com as questões legais que estão obrigado a trabalhar da mesma forma, piorou...

    No meu ponto de vista, reduzir custo e controlar o custo da frota, é um caminho, um começo para aumentar a rentabilidade.

    Evandro - Joinville-SC

    ResponderExcluir