quarta-feira, 6 de março de 2013

Artigo: Em 2013, Evite Errar o Alvo...


Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda


Desde dezembro do ano passado tenho realizado diversas palestras em transportadoras, em eventos que normalmente reúnem gerentes corporativos, gerentes de filiais e a equipe comercial.  Isso tem permitido um contato direto com executivos da maiores transportadoras do Brasil como Translovato, Atlas Transportes, Expresso Jundiaí, Patrus, etc. Em todas essas empresas percebemos um grande desapontamento com o ano de 2012 e uma grande preocupação com o rumo do mercado para os próximos anos.

Desde 2006 tenho alertado em meus cursos e artigos que 2012 e 2013 seriam anos importantes, por representarem um momento de inflexão na curva de gestão das Transportadoras e no relacionamento entre Embarcadores e Prestadores de Serviços em Logística e Transportes. Resumindo: daqui para frente nada mais será igual como antes. Teremos que reinventar as Transportadoras e rever a forma como fazemos negócios e como avaliamos se um Cliente é bom ou não é. Se repetirmos o modelo de gestão anterior, com certeza não estaremos aqui em 2014 ou 2015.

O ano passado foi complicado, ainda mais em Dezembro. O "efeito ressaca" se estendeu por 2 ou 3 meses em 2013. Até hoje algumas Transportadoras detém em seus terminais de cargas mercadorias faturadas em 2012, que se transformaram em verdadeiros "micos", pois os destinatários já não querem mais receber e os Fabricantes recusam-se a autorizar a devolução dos materiais. A Transportadora está "encurralada" nesse embate comercial e financeiro entre seus Clientes e os Clientes de seus Clientes.

O ano de 2012 não foi bom e 2013 não será diferente. Será um ano tão ou mais "emblemático" do que 2012. Portanto, prepare-se. Não espere crescimento de 3% a 4% como alardeia o Governo Federal. Trabalhe com cenários mais realistas, já que na prática nada está sendo feito para reverter o quadro macroeconômico no Brasil; as autoridades monetárias continuam esperando que o mercado interno sustente o crescimento brasileiro. Se eu estiver errado, e o Brasil crescer, ótimo, mas se eu estiver certo, e o Brasil crescer de forma medíocre, você estará preparado.

Prepare-se, primeiramente, tendo um plano estratégico para os proximos 3 a 5 anos, com medidas objetivas para se alcançar maior competitividade. Deixe bastante claro na sua empresa onde você quer chegar. Essas medidas, chamadas de diretrizes estratégicas, podem envolver a prospecção de novos clientes de um determinado segmento, a reavaliação dos processos de custeio e formação de preços, o aperfeiçoamento dos controles na área operacional, a revisão da estrutura organizacional e do quadro de funcionários, a implantação de novas tecnologias ou sistemáticas de gestão, a abertura de novas Filiais, o reforço da equipe de vendas, a prestação de um novo tipo de serviço, a construção de um novo terminal de cargas ou de um centro de distribuição, etc. Depois desdobre essas diretrizes estratégicas em planos de ação, nomenado responsáveis, definindo prazos, indicadores para monitoramento das ações, etc. Paralelamente ao plano estratégico, tenha um orçamento.

Com base nas metas estabelecidas em seu plano estratégico defina 4 a 5 indicadores para cada gestor. Ele posteriormente também desdobrará isso para sua equipe de coordenadores ou supervisores, e assim por diante, em efeito "cascata". Defina uma forma de monitorar os resultados e uma metodologia para lidar com os desvios verificados em relação às metas estabelecidas.

Aproveite este ano para realmente reinventar a sua empresa. Reveja seus processos-chave, sua estrutura organizacional, seu modelo de gestão (incluindo suas ferramentas para gestão financeira), sua carteira de clientes, seu portfólio de serviço, sua malha operacional, seus parceiros, etc.

Utilize este ano para "fazer a sua lição de casa". Organize-se internamente para crescer de forma saudável. Lembre-se, você precisa rever a sua forma de trabalho e como lidará com o mercado daqui para frente. Ou você quer passar por mais um estresse como esse que você vivenciou recentemente ao longo de 2012 e início de 2013?

Não desanime. O mercado vai mudar. Porém, toda mudança é dolorosa. Ela custará importantes horas de nossas vidas, consumirá alguns cabelos, embranquecerá outros, nos fará engordar ou emagrecer, e possivelmente nos forçará a procurar médicos e hospitais.

Faça a sua parte. Não deixe para depois. Este é o momento ideal. Não se esqueça nunca: "na logística e no transporte precisamos correr muito para permanecermos no mesmo lugar"!

Boa sorte, bom trabalho. E ainda dá tempo de desejar um excelente 2013!

 MATERIAIS EXCLUSIVOS PARA OPERADORES LOGÍSTICOS 

Estudo de Análise de Segmentos de Mercado 2013
 
A Guepardo Logística, uma divisão de serviços da TIGERLOG, realizou um  profundo e minucioso estudo de análise de segmentos de mercado, voltado exclusivamente para Operadores Logísticos e Transportadoras no Brasil.
Caso queira adquirir esse valiosíssimo estudo de mercado, nos contate através do e-mail:
kelly.bueno@guepardologistica.com.br

Trata-se de um estudo detalhando contemplando os seguintes segmentos
 
1)      Alimentos e Bebidas
 
2)      HPPC - Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

3)      Têxtil e Calçados

4)      Químico e Petroquímico

5)      Automotivo e Autopeças

6)      Farmacêutico

7)   Alta Tecnologia - computadores, telecomunicações, processadores, componentes eletrônicos, entre outros.

8)      Móveis
 
O trabalho detalhará o funcionamento de cada um dos mercados acima, disponibilizando dados relevantes bem como a estratégia comercial recomendada para a abordagem dos Clientes.
Cada um dos segmentos poderá ser adquirido por 180,00 - Cento e Oitenta Reais, através de depósito em conta-corrente.
Basta enviar e-mail confirmando o interesse em adquirir o material e informar os dados cadastrais da sua empresa para a emissão da NF. Todos os OITO segmentos poderão ser adquiridos por 990,00 - Novecentos e Noventa Reais.

O material será disponibilizado em versão eletrônica, através de e-mail ou CD, em Power Point, e será encaminhado pelo Correio, no caso de CD.

Esteja a frente de seus concorrentes em 2013, invista seus esforços nos segmentos mais atraentes.

Leia abaixo o artigo escrito por Marco Antônio Oliveira Neves, diretor da Tigerlog / Guepardo, sobre os rumos do mercado nesse ano de 2013 para transportadoras e operadores logísticos.

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