Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda
Desde dezembro do ano passado tenho realizado diversas palestras em
transportadoras, em eventos que normalmente reúnem gerentes corporativos,
gerentes de filiais e a equipe comercial. Isso tem permitido um contato
direto com executivos da maiores transportadoras do Brasil como Translovato,
Atlas Transportes, Expresso Jundiaí, Patrus, etc. Em todas essas empresas
percebemos um grande desapontamento com o ano de 2012 e uma grande preocupação
com o rumo do mercado para os próximos anos.
Desde 2006 tenho alertado em meus cursos e artigos que 2012 e 2013 seriam
anos importantes, por representarem um momento de inflexão na curva de gestão
das Transportadoras e no relacionamento entre Embarcadores e Prestadores de
Serviços em Logística e Transportes. Resumindo: daqui para frente nada mais
será igual como antes. Teremos que reinventar as Transportadoras e rever a
forma como fazemos negócios e como avaliamos se um Cliente é bom ou não é. Se
repetirmos o modelo de gestão anterior, com certeza não estaremos aqui em 2014
ou 2015.
O ano passado foi complicado, ainda mais em Dezembro. O "efeito
ressaca" se estendeu por 2 ou 3 meses em 2013. Até hoje algumas
Transportadoras detém em seus terminais de cargas mercadorias faturadas em
2012, que se transformaram em verdadeiros "micos", pois os
destinatários já não querem mais receber e os Fabricantes recusam-se a
autorizar a devolução dos materiais. A Transportadora está
"encurralada" nesse embate comercial e financeiro entre seus Clientes
e os Clientes de seus Clientes.
O ano de 2012 não foi bom e 2013 não será diferente. Será um ano tão ou
mais "emblemático" do que 2012. Portanto, prepare-se. Não espere
crescimento de 3% a 4% como alardeia o Governo Federal. Trabalhe com cenários
mais realistas, já que na prática nada está sendo feito para reverter o quadro
macroeconômico no Brasil; as autoridades monetárias continuam esperando que o
mercado interno sustente o crescimento brasileiro. Se eu estiver errado, e o
Brasil crescer, ótimo, mas se eu estiver certo, e o Brasil crescer de forma
medíocre, você estará preparado.
Prepare-se, primeiramente, tendo um plano estratégico para os proximos 3 a
5 anos, com medidas objetivas para se alcançar maior competitividade. Deixe
bastante claro na sua empresa onde você quer chegar. Essas medidas, chamadas de
diretrizes estratégicas, podem envolver a prospecção de novos clientes de um
determinado segmento, a reavaliação dos processos de custeio e formação de
preços, o aperfeiçoamento dos controles na área operacional, a revisão da
estrutura organizacional e do quadro de funcionários, a implantação de novas
tecnologias ou sistemáticas de gestão, a abertura de novas Filiais, o reforço
da equipe de vendas, a prestação de um novo tipo de serviço, a construção de um
novo terminal de cargas ou de um centro de distribuição, etc. Depois desdobre
essas diretrizes estratégicas em planos de ação, nomenado responsáveis,
definindo prazos, indicadores para monitoramento das ações, etc. Paralelamente
ao plano estratégico, tenha um orçamento.
Com base nas metas estabelecidas em seu plano estratégico defina 4 a 5
indicadores para cada gestor. Ele posteriormente também desdobrará isso para
sua equipe de coordenadores ou supervisores, e assim por diante, em efeito
"cascata". Defina uma forma de monitorar os resultados e uma
metodologia para lidar com os desvios verificados em relação às metas
estabelecidas.
Aproveite este ano para realmente reinventar a sua empresa. Reveja seus
processos-chave, sua estrutura organizacional, seu modelo de gestão (incluindo
suas ferramentas para gestão financeira), sua carteira de clientes, seu
portfólio de serviço, sua malha operacional, seus parceiros, etc.
Utilize este ano para "fazer a sua lição de casa". Organize-se
internamente para crescer de forma saudável. Lembre-se, você precisa rever a
sua forma de trabalho e como lidará com o mercado daqui para frente. Ou você
quer passar por mais um estresse como esse que você vivenciou recentemente ao
longo de 2012 e início de 2013?
Não desanime. O mercado vai mudar. Porém, toda mudança é dolorosa. Ela
custará importantes horas de nossas vidas, consumirá alguns cabelos,
embranquecerá outros, nos fará engordar ou emagrecer, e possivelmente nos
forçará a procurar médicos e hospitais.
Faça a sua parte. Não deixe para depois. Este é o momento ideal. Não se
esqueça nunca: "na logística e no transporte precisamos correr muito para
permanecermos no mesmo lugar"!
Boa sorte, bom trabalho. E ainda dá tempo de desejar um excelente 2013!
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|
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kelly.bueno@guepardologistica.com.br
Trata-se de um estudo detalhando contemplando os seguintes segmentos
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1)
Alimentos e Bebidas
2)
HPPC - Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos
3) Têxtil e Calçados
4) Químico e Petroquímico
5) Automotivo e Autopeças
6) Farmacêutico
7) Alta Tecnologia - computadores, telecomunicações, processadores, componentes eletrônicos, entre outros.
8) Móveis
3) Têxtil e Calçados
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segmentos poderão ser adquiridos por 990,00 - Novecentos e Noventa Reais.
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Esteja
a frente de seus concorrentes em 2013, invista seus esforços nos segmentos mais
atraentes.
Leia abaixo o artigo escrito por Marco Antônio Oliveira Neves, diretor da Tigerlog / Guepardo, sobre os rumos do mercado nesse ano de 2013 para transportadoras e operadores logísticos.
Leia abaixo o artigo escrito por Marco Antônio Oliveira Neves, diretor da Tigerlog / Guepardo, sobre os rumos do mercado nesse ano de 2013 para transportadoras e operadores logísticos.
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