Artigo escrito por
Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em
Logística Ltda
O mês de março, em seus primeiros 10 dias, registrou altíssimos índices de
congestionamento em São Paulo, inclusive marcado o recorde do ano, no dia 08,
com 261 km, nas vias monitoradas pela CET - Companhia de Engenharia de Tráfego.
Vale lembrar que o dia 01/06/2012 registou o maior trânsito na história de São
Paulo, com 295 km. Segundo dados da empresa Maplink, que utiliza a tecnologia
GPS instalada em milhares de veículos, o congestionamento foi de 562 km nessa
data.
A cidade de São Paulo tem mais de 15.000 km de vias, mas a CET monitora
apenas 5,4% das vias, o que equivale a 868 km do total existente, porém
pretende expandir o monitoramento para 3.304 km de vias até o final de 2016.
Estudo recente feito pelo IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada,
constatou que a os moradores das grandes metrópoles brasileiras enfrentam
trajetos de casa para o trabalho entre os mais demorados do mundo; a Grande São
Paulo passou a ter o trajeto mais demorado do país, ultrapassando a região
metropolitana dao RIo de Janeiro. Em média, os paulistanos e habitantes dos
municípios vizinhos gastam 42,8 minutos no deslocamento de suas residências ao
trabalho; no Rio de Janeiro são 42,6 minutos. Em outras sete metrópoles
brasileiras analisadas e no Distrito Federal a demora é bem menor, mas em geral
é crescente, com exceção da cidade de Porto Alegre (RS).
Em São Paulo a tendência é crescente; em 1992 o tempo médio de deslocamento
era de 38,2 minutos; em 2002 saltou para 40,0 minutos e em 2012 para 42,8
minutos. No Rio de Janeiro os números permaneceram praticamente estáveis,
apresentando uma pequena melhora, saindo de 43,6 minutos em 1992, para 42,1
minutos em 2002 e 42,6 minutos em 2012. Cidades como Recife (PE) e Salvador
(BA) apresentaram tempos médios de 34,9 minutos e 33,9 minutos respectivamente.
Cidades como Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Belém (PA) também vem apresentando
evoluções significativas nos tempos de trânsito, com tempos superiores a 32
minutos por trajeto.
A frota do município de São Paulo está prestes a atingir 7,5 milhões de
veículos e a incrível marca de 1,5 habitante por veículo, índice semelhante a
de cidades européias e norte-americanas. Desses quase 7,5 milhões de veículos,
72,2% são automóveis, 12,9% são motocicletas, 10,9% são camionetes, microônibus
e utilitários e apenas 3,1% correspondem a caminhões e reboques/semi-reboques.
Diante desses números, podemos concluir que os caminhões são os grandes vilões
dos congestionamentos nas grandes cidades?
Nos últimos anos, as cidades têm adotado políticas restritivas à circulação
dos veículos de transporte de cargas, obrigando as Transportadoras a utilizarem
alternativas cada vez mais caras e menos produtivas. Isso afeta diretamente o
custo do frete e o preço final das mercadorias.
Um veículo de porte médio, transportando 6 a 8 toneladas teria um custo de
R$ 50 a R$ 70 por tonelada, enquanto que um veículo do tipo VUC (Veículo Urbano
de Carga), habilitado para cicular em São Paulo, terá um custo de R$ 200 a R$
300 por tonelada. Um veículo VLC (Veículo Leve de Carga) terá um custo de R$
100 a R$ 200 por tonelada.
As políticas restritivas, combinadas à ineficiência da operação nos canais
de distribuição (em especial o setor varejista), geram um custo proibitivo,
inviável para diversos tipos de mercadorias e para diversas Transportadoras.
Não há TDE - Taxa de Dificuldade de Entrega ou o pagamento de diárias de
motoristas que remunere adequadamente o serviço prestado.
Muitas dessas Transportadoras estão realmente avaliando a viabilidade
técnica e econômico-financeira de continuar atendendo a Grande São Paulo e os
municípios da zona metropolitana do Rio de Janeiro. E como esse fenômeno não se
restringirá apenas a essas duas metrópoles, podemos esperar reação semelhante
de outras empresas em cidades como Curitiba, Florianópolis, Blumenau,
Joinville, Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Vitória, Vila Velha,
Cariacica, Manaus, Belém, Goiânia, etc.
Essas Transportadoras têm investido continuamente no treinamento de seus
tripulantes, na renovação da frota, em sistemas de comunicação em tempo real,
em segurança, etc., mas sem a devida contrapartida financeira. Como sustentar
tudo isso a médio e longo prazo?
Mais do que simplesmente repassarmos essa ineficiência ao preço das
mercadorias, algo precisa ser feito, envolvendo o poder público, especialistas
do setor, Transportadoras e os canais de distribuição mais representativos.
Caso contrário, veremos importantes players do setor abandonarem o
trecho final de um complexo processo chamado distribuição. Queremos que esses
protagonistas do mundo logístico continuem atuando ou preferiremos repassar
isso a empresas despreparadas e incapacitadas para tal?
Pense nisso! Bom trabalho!
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