segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Por que implantar a função de controller em Logística

Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda
 Por que ter um controller em logística. É viável contar com um profissional relativamente caro e especializado em controladoria para assessora a área de logística
 Se você tem a pretensão de alcançar um nível de desempenho diferenciado, de estar dentro de um seleto clube de empresas com aprimoramento e práticas em logística, você precisa se estruturar de uma forma adequada. É aí que entra a controladoria na área de logística.
 Em algumas empresas, a logística assume papel de relevância, sendo o segundo custo ou despesa mais importante, estando atrás apenas do custo das mercadorias vendidas CMV.
 Se para o seu negócio a a logística é realmente um importante diferencial de competitividade, a controladoria em logística lhe ajudará a alcançar e manter um alto nível de serviço, dentro dos parâmetros superiores de mercado.
 Infelizmente, a quase totalidade do contingente de funcionários da área de logística está mergulhada em atividades rotineiras, atolada nos problemas do dia-a-dia, trabalhando como verdadeiros bombeiros, apagando intermináveis incêndios. O pior é que muitos colaboradores acabam se acostumando e gostando disso, se auto intitulando salvadores da pátria.
 Solitário e também aprisionado nessa rotina desgastante e muitas vezes emburrecedora, o Gerente de Logística acaba atuando muito pouco no nível tático e estratégico, alimentando ainda mais a rotina dos bombeiros. Como quebrar esse ciclo, antes que ele quebre a empresa.
 O Controller logístico assume uma função de vital importância nas empresas, ao atuar como staff da alta e média direção, junto aos Diretores e Gerentes de Logística ou Supply Chain. Acaba atuando literalmente como um braço de direito dos executivos da área ao assessorá-los em importantes rotinas e decisões.
 Uma importante atividade desenvolvida pelo Controller da Logística, em conjunto com o nível tático e estratégico da área, corresponde à definição dos indicadores de desempenho e metas relacionadas aos custos, nível de serviço e produtividade. Esses indicadores deverão, obrigatoriamente, estar alinhados com as diretrizes estratégicas da empresa; caberá ao Controller da Logística assegurar que isso realmente aconteça.
 Em conjunto com a equipe de coordenação ou supervisão, o Controller de Logística auxiliará no monitoramento dos resultados obtidos e no desenvolvimento das ações para a correção e a prevenção dos desvios verificados em relação às metas previamente estabelecidas. Caberá também ao Controller da Logística garantir a qualidade das informações, o uso das ferramentas da  e a confiabilidade dos indicadores de desempenho gerados.
 Caberá também ao Controller da Logística, se possível em uma dobradinha com a área de Engenharia Logística, o papel de consultor interno, atuando diretamente junto ao Diretor e / ou Gerente de Logística ou Supply Chain como apoio na tomada de decisão. A consultoria interna é uma importante manifestação da inteligência logística da uma empresa, atividade crucial para a inovação, para a correta aplicação dos recursos financeiros, para projetos de apromoramento contínuo, entre outros.

 Portanto, se você tem sonhos ambiciosos e quer se tornar um benchmark em seu mercado, será preciso ter o apoio de alguém totalmente dedicado em garantir os resultados almejados pela sua empresa, o Controller de Logística. Que tal então inovar em 2013/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário