sexta-feira, 21 de março de 2014

CINCO dicas para você melhorar a sua Gestão de Transportes

Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda

Problemas não faltam quando falamos no transporte rodoviário de cargas no Brasil.

A crônica falta de motoristas, os aumentos sucessivos do diesel e da gasolina, a ampliação das restrições à circulação de veículos nas grandes cidades, o aumento no roubo de cargas, etc., tem atormentado a vida de que está diretamente envolvido com a atividade de gestão de transportes.

Diante de tantas dificuldades e desafios, precisamos desenvolver soluções adequadas de planejamento, gestão e operação. Caso contrário, correremos o risco de perder dinheiro, muito dinheiro!

Abaixo, indico algumas ações que considero extremamente importantes para que as empresas:

1. Desenvolva parcerias realmente verdadeiras e consistentes com suas Transportadoras e Operadores Logísticos.
Tenha uma visão de longo prazo. Determine metas e estabeleça ações de melhorias conjuntas. Priorize o ganha-ganha. Tenha contratos e estabeleça claramente os direitos e deveres de cada parte. Compartilhe benefícios. Integre informações. Troquem conhecimento. Não entenda que as coisas funcionam com "eles lá e a gente cá". Equilibre aspectos comerciais e técnicos. Use o bom senso.

2. Atue muito próximo de seus parceiros, mas sem atrapalhá-los.
Esteja mais presente em seus parceiros. Programe visitas constantes nas Transportadoras e nos Operadores Logísticos. Avalie a infraestrutura existente e disponibilizada pelos seus parceiros. Cheque os processos (se é que eles realmente existem) e avalie o valor agregado ao negócio. Audite os resultados obtidos. Mapeie as competências e habilidades do pessoal-chave que atua em seus parceiros e treine a equipe operacional e de apoio administrativo se julgar necessário. Trabalhem em conjunto. Terceirizar não significa abdicar. Some as competências existentes em cada lado, assim você realmente multiplicará os resultados. Atue em mão dupla e não de forma unilateral.

3. Aprofunde-se na rotina diária da Transportadora ou do Operador Logístico.
Administre a atividade de transporte in-loco, saia do conforto da sua sala com ar condicionado. Não dá para gerenciar a atividade de transporte e nem os seus parceiros à distância; a medição e o acompanhamento de um indicador, por mais importante que ele seja, nunca substituirá a presença física. Parece retrógrado não é? Sim, pode parecer, diante de tantas tecnologias existentes, mas é a mais pura verdade.Transporte é dinâmico demais; ocorre na rua, lidando com diversas variáveis que poderão interferir nos resultados inicialmente planejados. Esteja presente, conheça a realidade, nua e crua. Aprofunde-se na rotina diária e entenda claramente como as coisas funcionam e como você poderá ajudar.

4 Planeje, planeje e planeje.
Qualquer ação exige um planejamento prévio. Por mais que a atividade de transporte de cargas seja entendida como algo extremamente operacional, é necessário definir os patamares de desempenho a serem alcançados, dimensionar os recursos necessários, implementar ações para a otimização dos recursos disponibilizados, zelar pelo fluxo e pela acuracidade das informações, determinar normas e políticas para atuar de forma segura, minimizando riscos, etc. Tudo isso acontece ANTES da operação e envolve ações de planejamento e gestão. Avalie o que é feito nessas duas esferas de tomada de decisão, tática e estratégica, e verifique se você e seus parceiros estão atuando corretamente.

5 Pense e aja em tempo REAL.

Precisamos monitorar a atividade de transportes em tempo real. Isso já não é mais difícil e nem caro. Não faltam tecnologias. Dispomos de WEB/WAP, GPS, GPRS, telemetria, etc. O maior problema hoje, na prática, está na estruturação da retaguarda de pessoas e de processos para a análise e tomada de decisões. Tenho insistido, constantemente em meus artigos, na criação de uma estrutura semelhante a uma Torre de Controle. Sem ela, desperdiçaremos os infinitos benefícios que poderão ser obtidos através de uma gestão on-line, real time. Muitos argumentam que isso é caro, demorado, complexo. Pode até ser, mas o barato de hoje custará muito caro amanhã. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário