Artigo escrito por
Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em
Logística Ltda
Os Embarcadores (tomadores de carga) cada vez
mais direcionam sua atenção e seus esforços para tornar a atividade logística
um verdadeiro diferencial de competitividade de mercado, e nesse contexto as
empresas atuantes no segmento de carga expressa, courier e carga
fracionada assumem papel importantíssimo nessa transformação de valor dentro da
cadeia de abastecimento.
Nunca foi tão verdadeira a questão dos 8 Rs
da logística: right material (material correto), right quantity
(quantidade correta), right time (tempo correto), right place
(local correto), right cost (custo correto), right quality
(qualidade correta), right method (método correto) e right impression
(impressão correta). Não existem escolhas; ou as empresas se capacitarão para
atender ao mercado consumidor de forma competitiva, ou perderão mercado
gradualmente, até inviabilizar a sua existência.
Vários fatores têm contribuído para uma maior
valorização e "protagonismo" do setor de cargas expressas, courier
e carga fracionada no Brasil e no mundo, como:
- aplicação de novas técnicas de gestão,
objetivando acelerar o fluxo de materiais na cadeia de abastecimento e reduzir
os estoques
- pressão por informação on-line, real
time
- maior inserção do Brasil no comércio
mundial, ampliando as suas exportações e importações
- aumento das vendas no comércio eletrônico
- a interiorização da economia brasileira,
com o desenvolvimento econômico das cidades localizadas no interior dos Estados
mais ricos do Brasil
- a multiplicação de restrições à circulação
de veículos de carga nas cidades nos horários convencionais
- a atomização dos pedidos, ou seja, compras
em lotes cada vez menores e mais frequentes em todos os elos da cadeia de
abastecimento
- o aumento do número de itens
comercializados
- a importância da logística reversa
- maiores exigências por parte das empresas
gerenciadoras de riscos e seguradoras
Em transição para um ambiente cada vez mais
dinâmico e menos estático, onde se prioriza o fluxo das informações e dos
materiais, as empresas estão colocando em prática conceitos como Just-in-Time
(JIT), Quick Response (ou Resposta Rápida), Reposição Contínua,
Logística Enxuta, etc., requerendo níveis de serviços diferenciados e
consistentes de seus parceiros em transportes. Informação em tempo real,
disponível a todo momento em que for requerida, será crucial para a
viabilização dessas novas técnicas de gestão.
Nos últimos anos especialmente, o Brasil
apresentou resultados extremamente favoráveis em suas importações e
exportações. A chamada corrente de comércio internacional, que leva em conta as
exportações e as importações brasileiras atingiram um recorde de US$ 482,3
bilhões em 2011, 111% superior ao valor registrando em 2006, de US$ 228,9. Uma
maior dependência do setor externo e uma maior interação com outros países e
blocos econômicos leva necessariamente o Brasil a atuar de forma mais
competitiva, reduzindo os efeitos negativos do famoso "custo Brasil".
Como parte importante da engrenagem dessa complexa logística de importação e
exportação, a carga fracionada é diretamente afetada e pressionada por melhores
resultados.
O rápido avanço do comércio eletrônico
contribui de forma decisiva para o desenvolvimento das Transportadoras e
Operadores Logísticos. Em 10 anos o comércio eletrônico no Brasil saltou de R$
0,54 bilhão em 2001 para R$ 18,70 bilhões em 2011, segundo o website www.e-commerce.org.br. Isso corresponde a um aumento de
3.363%. Esse valor não
considera vendas de automóveis, passagens aéreas e leilões on-line.Dentre os
produtos mais vendidos estão os eletrodomésticos (15%), informática (12%),
eletrônicos (8%), produtos de saúde e beleza (8%) e modas e acessórios (8%).
Com o avanço na venda de celulares inteligentes (smart phones) e com o
maior acesso das classes C e D à internet, o comércio eletrônico deverá
continuar crescendo a taxas exorbitantes, pressionando as empresas
convencionais e ponto.com a investir cada vez mais recursos financeiro no
desenvolvimento e adequação da sua rede logística, não apenas para o
atendimento das entregas em grandes centros urbanos, mas também em pequenas e
médias cidades situadas ao redor dos grandes polos econômicos.
Mudanças no perfil da operação em função da
"atomização" dos pedidos, do aumento do número de itens comercializados,
da popularização dos mecanismos de logística reversa, do aumento das restrições
à circulação dos veículos nas regiões urbanas e de um maior nível de exigência
por parte das gerenciadoras de risco levarão a um considerável aumento no
nível de fracionamento das cargas. A grande maioria dos Embarcadores, em
2000, convivia com apenas 10% a 30% de cargas fracionadas; em 2005 isso já
representava 40% a 60% e em 2010 ultrapassaram 60% a 80% do total
expedido. Nos últimos 10 anos, segundo levantamentos realizados nos EUA, o peso
médio por embarque diminuiu em 10% no transporte aéreo doméstico e 5% na carga
fracionada transportada no modal rodoviário.
Em função de tudo isso, podemos dizer que
esse mercado composto por empresas de cargas expressas, couriers e
cargas fracionadas é EXTREMAMENTE PROMISSOR. O mercado continuará se expandindo
a taxas superiores a da economia em geral, e também acima de outros serviços
logísticos. Análises realizadas nos EUA apontam que a receita das empresas de
transporte de carga fracionada (US$/ton/milha) mais do que dobrou nos últimos
30 anos, principalmente em função de uma maior consolidação das cargas, maiores
volumes e de preços superiores devido aos requerimentos dos serviços exigidos.
Se a sua empresa já atua na prestação de
serviços de cargas expressas, courier e carga fracionada, procure rever
suas práticas de gestão, seus processos-chave, suas ferramentas tecnológicas,
seu modelo operacional (e os custos decorrentes) e definir uma eficaz
estratégia de mercado para a abordagem adequada dos segmentos potenciais.
Se a sua Transportadora ainda não explora
esse tipo de mercado, é bom parar e reavaliar o seu posicionamento estratégico.
Mas tenha muito cuidado, pois trata-se de uma operação altamente complexa, e
nela, qualquer erro poderá ser fatal! A questão é: ficar de fora e não explorar
essa excepcional oportunidade ou arriscar e investir importantes e limitados
recursos em algo realmente desafiador?
A sorte está lançada!
Próximos Treinamentos:
Qual a fonte de crescimento do mercado? Existem dados históricos que demonstram esse crescimento?
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