terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Artigo: Geração NEM NEM, você conhece? Como isso pode afetar a área de logística e transportes?




Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda.

Calma, calma, não se trata de uma geração alternativa aos já conhecidos baby boomers, X, Y e Z. Infelizmente, é pior do que isso.

Segundo estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), tendo como base o Censo Demográfico de 2010 do IBGE, um em cada cinco brasileiros entre 18 e 25 anos não trabalha nem estuda; essa é a chamada geração nem-nem, dimensionada em 5,3 milhões de jovens. Se fossem computados os jovens que ainda procuram alguma ocupação, o número saltaria para 7,2 milhões.

Tratam-se de jovens que desistiram de procurar trabalho, porque não têm quase nenhuma qualificação, e tampouco querem voltar a estudar, porque não se sentem atraídos pela escola. Grande parte desses jovens se colocarão no mercado de trabalho como assalariados sem carteira assinada, em empregos de baixíssima qualificação, comprometendo o seu futuro, podendo levá-los inclusive para a criminalidade.

Segundo dados do estudo, as mulheres, principalmente em razão da maternidade, são maioria nesse grupo; elas somam 3,5 milhões, e os homens, 1,8 milhão. O impacto também é maior entre os mais pobres; nas camadas menos favorecidas a geração nem-nem chega a representar quase 50 por cento  do total de jovens entre 18 e 25 anos. Nas regiões Norte e Nordeste, a incidência passa dos 25 por cento, contra 13 por cento  no Sul e 17 por cento no Sudeste.

O contingente de 5,3 milhões de jovens inativos no Brasil ocorre num momento em que o país tem baixas taxas de desemprego e os empresários se queixam de escassez de mão de obra.

Hoje em dia só não estuda quem não quer. Mesmo aqueles que trabalham o dia todo ou à noite tem como fazer treinamentos de capacitação técnica nos finais de semana ou em modalidades de ensino à distância. A verdade é que muitos desses jovens estão mais preocupados com seus times de futebol, tatuagens, piercing, cores de esmalte, cortes de cabelo, baladas, treinos de academias, letras de músicas obscenas, facebook, etc. do que com o seu futuro, com a sua qualificação, com seu crescimento pessoal e profissional. Tem como ídolos os jogadores de seus times, cantores de quinta categoria ou lutadores de artes marciais, quando deveriam se espelhar em seus pais, em seus educadores, em empresários de renome, em profissionais liberais, em acadêmicos e estudiosos, em religiosos, etc. Nada contra artistas (se assim podemos chamar) e esportistas, mas o mundo não se restringe a isso.
 Esses jovens são sustentados por pais, avós, cônjuges. Cada vez mais adiam a partida da casa, afinal quem não gosta de casa, comida e roupa lavada (e passada) sem custo ou esforço algum? De geração nem-nem para um neném praticamente não falta nada!
 Essa geração perdida vai fazer falta para um crescimento sustentado, e forçará as empresas a aumentar a produtividade dos que estão trabalhando. Aqueles que levam a vida a sério, que muitas vezes tem em suas casas alguns desses nem-nem serão cobrados por fazer muito mais com menos, que é a essência da produtividade.

Não podemos esquecer que as operações logísticas são, na sua grande maioria, de mão de obra intensiva, e com certeza esse contingente de jovens sem um mínimo de competência técnica poderá comprometer o crescimento das Transportadoras e Operadores Logísticos. Já faltam motoristas, líderes operacionais, conferentes, operadores de empilhadeira, separadores de mercadorias, etc.

O que fazer? Infelizmente a questão é complexa. Dependemos de investimentos em educação. E dependemos do interesse e vontade desses jovens e de outros que ainda virão. Aqui comemoramos com total entusiasmo o fato de nosso time de futebol ser campeão, a ponto de parar parte da maior cidade do Brasil. Aquele que não ganhou agora fará questão de fazer algo parecido quando chegar a sua vez. Infelizmente (mais uma vez) não nos mobilizamos para criticar e destronar políticos corruptos, tampouco para clamar por uma correta aplicação do dinheiro público.

E assim as coisas seguem. E assim a logística vai ficando cada vez mais cara e mais difícil!

TREINAMENTOS EM DESTAQUE

- Custeio e Formação de Preços para o Transporte de Carga Lotação e Fracionada. 

02/02/2013 das 08h00 às 17h00
Hotel Bristol, Guarulhos - SP
Investimento 500,00

- Básico em Movimentação e Armazenagem de Materiais 
20/02/2013 - 08h00 às17h00
Novotel Ibirapuera - SP
Investimento 400,00

- Básico em Gestão e Operação de Transportes
21/02/2013 - 08h00 às 17h00
Mercure Privilege - SP
Investimento 400,00

- Formação de Controllers em Logística
04 e 05/03 - 08h00 às 20h00
Mercure Privilege - SP
Investimento 1600,00

Maiores informações através do e-mail treinamento@tigerlog.com.brou através do site www.tigerlog.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário