quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Dez deveres de casa de todas as Transportadoras e Operadores Logísticos em 2013





Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda.
  
2013 está aí e novos desafios serão impostos em um ano que não deverá ser tão diferente deste. Portanto, esteja preparado. Abaixo relaciono dez deveres de casa que todas as Transportadoras precisarão colocar em prática em 2013.

1) Retenha e atraia talentos para a sua empresa
Perder profissionais é normal. Não é normal e nem saudável para a sua empresa perder profissionais talentosos. Por isso, tenha um atenção especial para aqueles que a sua empresa considera essenciais.

2) Gerencie a partir de números
Abandone de uma vez por todas o achismo e a tentativa e erro. Isso custa muito caro. Tenha relatórios financeiros confiáveis que permitam uma eficaz gestão, como a DRE - Demonstração do Resultado do Exercício, o Fluxo de Caixa e o Balanço Patrimonial. Tenha também indicadores de desempenho, metas e uma metodologia para a correção e prevenção dos desvios.

3) Atua na causa raiz dos problemas e trabalhe dentro de uma filosofia de melhoria contínua
Uma vez identificada a não conformidade, atua na causa raiz. Para isso utilize as tradicionais ferramentas da qualidade, como o PDCA, 5W2H, brainstorming, Diagrama de Ishikawa, etc. Valorize a sua área de Qualidade e transforme a melhoria contínua em uma atividade de todos os departamentos.

4) Aprimore suas ferramentas de custeio e formação de preços
Implemente (ou aprimore) o processo de custeio e de formação de preços na sua empresa. Não se contente em elaborar preços utilizando as cotações de seus principais concorrentes ou a partir de números mágicos existentes na sua empresa. Garanta que o fluxo de informações seja extremamente confiável e que todos os componentes do custo sejam devidamente apropriados.

5) Seja extremamente rigoroso com custos e despesas
Tenha um domínio total dos custos e despesas da empresa e de seu comportamento em relação ao faturamento e volume movimentado.

6) Aja com empatia e coloque-se no lugar de seu Cliente
Pense como seu Cliente, por mais difícil que isso pareça. Assim, você estará sempre à frente, agindo de forma proativa e não reativa. Compreenda suas reais necessidades e expectativas e proponha a ele novos serviços, e serviços que realmente adicionem valor ao negócio de ambos.

7) Aprofunde-se no entendimento do mercado e na atuação de seus concorrentes
Não interprete o mercado a partir de boatos ou fofocas. Desenvolva mecanismos de inteligência para entender como as variáveis macroeconômicas podem influenciar o seu negócio e o negócio dos seus principais clientes. Monitore também os passos da concorrência para que sejam tomadas as ações para a neutralização de suas ações.

8) Inove em alguma coisa realmente significativa
Verifique o que pode ser aprimorado. Se a ação produzir apenas efeito marginal, avalie a viabilidade de reinventar o modo de fazer. Sem inovação você permanecerá em uma vala comum e estrará totalmente exposto aos efeitos da "comoditização" do mercado. Se precisar, realize um processo de reengenharia na sua empresa.

9) Fidelize o Cliente
Identifique formas de ampliar vínculos com o seu Cliente e de aprimorar os serviços prestados. Trabalhe para ter clientes fiéis, e se possível, clientes vendedores, que recomendarão a sua empresa a outros Embarcadores.

10) Busque relacionamentos ganha - ganha
Seja seletivo ao prospectar novos clientes e ao ampliar seus vínculos contratuais. Não aceite absurdos impostos pelos Embarcadores, como por exemplo: a contratada obriga-se a disponibilizar a quantidade de veículos solicitada pela Contratante em até vinte e quatro horas, sob pena de penalidade financeira.

 Se não for para atuar em parceria, busque um novo Cliente!
  
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Estudo de Análise de Segmentos de Mercado 2013

A Guepardo Logística, uma divisão de serviços da TIGERLOG, está realizando um  profundo e minucioso estudo de análise de segmentos de mercado, voltado exclusivamente para Operadores Logísticos e Transportadoras no Brasil. O material estará disponível a partir de 11/02/2013.
Reservas podem ser feitas desde já com kelly.bueno@guepardologistica.com.br.

Trata-se de um estudo detalhando contemplando os seguintes segmentos
1)      Alimentos e Bebidas

2)      HPPC - Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos


3)      Têxtil e Calçados

4)      Químico e Petroquímico

5)      Automotivo e Autopeças

6)      Farmacêutico

7)      Alta Tecnologia - computadores, telecomunicações, processadores, componentes eletrônicos, entre outros.

8)      Móveis
É uma excelente ocasião para a sua empresa largar na frente dos demais concorrentes em 2013, investindo seus esforços nos segmentos mais atraentes.

O trabalho detalhará o funcionamento de cada um dos mercados acima, disponibilizando dados relevantes bem como a estratégia comercial recomendada para a abordagem dos Clientes.

Cada um dos segmentos poderá ser adquirido por 180,00 - Cento e Oitenta Reais, através de depósito em conta-corrente. Basta enviar e-mail confirmando o interesse em adquirir o material e informar os dados cadastrais da sua empresa para a emissão da NF. Todos os OITO segmentos poderão ser adquiridos por 990,00 - Novecentos e Noventa Reais.

O material será disponibilizado em versão eletrônica, através de e-mail ou CD, em Power Point, e será encaminhado pelo Correio, no caso de CD.

Conheça um pouco mais sobre a Guepardo Logística.

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