Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda
Você sabe, com certeza, que para a grande maioria das empresas, a atividade
de transportes responde por 60% ou mais do custo logístico total. Sabe também
que falhas na gestão de transportes poderão comprometer a qualidade do serviço
prestado, e consequentemente, as vendas da sua empresa, contribuindo
diretamente para a perda de market share.
Se sabemos de tudo isso, por que então não contamos ainda com uma
sistemática de gestão de transportes altamente eficaz, que colabore para a
criação de diferenciais de competitividade? Por que ainda insistimos com
práticas antiquadas, reativas e desconectadas da realidade temporal, na qual
nos comportamos como verdadeiros "bombeiros", apagando os mesmos
incêndios, repetidamente?
Pare de culpar a infraestrutura de transportes e de responsabilizá-la por
todas as mazelas vivenciadas. Não atribua também todos os problemas
operacionais aos seus parceiros.Trate de avaliar no que você está falhando, e
como poderá trabalhar para superar todas as dificuldades e obstáculos existentes.
Existe sim uma luz no final do túnel, e essa luz não está tão distante
quanto parece. O caminho é longo, tortuoso, desconfortável. E para trilhá-lo de
forma adequada, você não poderá seguir sozinha. Também precisará enxergar
clareza o que está acontecendo e se possível visualizar algo ainda à sua
frente. Portanto caro colega, nessa jornada você precisará contar com
COLABORAÇÃO e VISIBILIDADE.
A seguir vão algumas dicas para que você alcance o sucesso nessa
empreitada, o mais rápido possível.
1. Cadastro: desenvolva um cadastro de parceiros
para as diferentes regiões ou mesorregiões atendidas pela sua empresa. Em
alguns casos você precisará desenvolver parceiros locais para um melhor
atendimento. Atualmente, no Brasil, existem cerca de 3.000 transportadoras com
websites, no qual constam as informações referentes aos serviços prestados,
infraestrutura disponível, atuação geográfica e dados para contatos.
2. Processo de homologação de parceiros: tenha um bom processo de homologação de seus parceiros. Você pode
desenvolver critérios como porte da empresa, tamanho e idade da frota, serviços
prestados, disponibilidade de licenças ou normas de qualidade, medidas de
sustentabilidade e atuação social, tecnologia utilizada, etc.
3. Manual Operacional: detalhe os
procedimentos operacionais relacionados ao manuseio e acondicionamento de sua
carga, evitando assim problemas de avarias nos materiais. Treine a sua equipe e
os colaboradores de seus parceiros, que interajam constantemente com a sua
empresa.
4. Contrato: tenha contrato com seus parceiros
e estabeleça claramente os direitos e deveres da cada parte.
5. Auditoria nas transportadoras: audite
constantemente os seus parceiros. Faça visitas programadas e visitas surpresas,
e aplique um check-list previamente definido com as transportadoras.
6. Barato que sai caro: realizar cotações
frequentemente, prática adotada por muitas empresas, pode não ser tão
interessante como parece à primeira vista. A troca de uma transportadora por
outra poderá lhe custar muito caro. Analise a questão sob um ponto de vista
mais amplo, pois o barato poderá sair caro.
7. Atue de forma colaborativa com seus parceiros: de nada adiantará simplesmente pressionar os seus parceiros, ou agir de
forma "terrorista". Será que você desempenha o seu papel de forma
adequada? Procure desenvolver projetos colaborativos com seus parceiros, na
modalidade ganha-ganha, com amplos benefícios para ambos os lados.
8. Atuação em conjunto entre Logística e Compras: nem logística, nem Compras. Nem um, nem outro, sozinho, conseguirá atuar
de forma eficaz na contratação e na gestão da atividade de transportes. Cada um
detém um conhecimento que complementa o outro, portanto, devem atuar em
conjunto na administração das transportadoras e da conta frete.
9. Insista em dispor de informações em tempo real: contar com informação em tempo real é condição sine qua non para
evitar as não- conformidades em transportes, que chegam a representar um custo
adicional de 15% a 20% em transportes.
10. Tenha indicadores de desempenho e metas: isso é óbvio, pois o que não é medido não pode ser gerenciado. Desenvolva
e implemente de 4 a 6 indicadores para a área de transportes. Se necessário,
detalhe-os por canal de distribuição, região, tipo de serviço ou
transportadora.
11. Utilize as ferramentas da qualidade para a gestão de transportes: para cada não conformidade identificada, deveria, obrigatoriamente, existir
um plano de ação (PDCA, 5W2H, Espinha de Peixe, etc) para combater e eliminar a
causa rais do problema. Sua equipe está capacitada na aplicação desses
conceitos?
12. Escute os motoristas: reserve alguns minutos
na semana para conversar com os motoristas. Eles são a mais acessível e
econômica fonte de inteligência de mercado. Que tal experimentar essa hipótese?
13. Esteja constantemente presente no "campo": isso significa tirar o "bumbum" da cadeira, pois não há como
administrar a atividade de transportes a distância, de dentro de um confortável
escritório.
Trabalhe arduamente. Lute por melhorias na operação. Não se acomode diante
da realidade dos fatos. A verdade é que nos resta pouco tempo. Precisamos,
urgentemente, rever as nossas práticas de gestão em transportes, ou corremos o
risco de não estarmos aqui para narrar as histórias vividas. Afinal, você quer,
realmente, pagar um alto preço pela má gestão de transportes?
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Transportes
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Maiores informações através do e-mail treinamento@tigerlog.com.br
ou, através do site www.tigerlog.com.br
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