segunda-feira, 15 de abril de 2013

Artigo Você está disposto a pagar um alto preço pela má gestão da atividade de transportes?



Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda

Você sabe, com certeza, que para a grande maioria das empresas, a atividade de transportes responde por 60% ou mais do custo logístico total. Sabe também que falhas na gestão de transportes poderão comprometer a qualidade do serviço prestado, e consequentemente, as vendas da sua empresa, contribuindo diretamente para a perda de market share.

Se sabemos de tudo isso, por que então não contamos ainda com uma sistemática de gestão de transportes altamente eficaz, que colabore para a criação de diferenciais de competitividade? Por que ainda insistimos com práticas antiquadas, reativas e desconectadas da realidade temporal, na qual nos comportamos como verdadeiros "bombeiros", apagando os mesmos incêndios, repetidamente?

Pare de culpar a infraestrutura de transportes e de responsabilizá-la por todas as mazelas vivenciadas. Não atribua também todos os problemas operacionais aos seus parceiros.Trate de avaliar no que você está falhando, e como poderá trabalhar para superar todas as dificuldades e obstáculos existentes.

Existe sim uma luz no final do túnel, e essa luz não está tão distante quanto parece. O caminho é longo, tortuoso, desconfortável. E para trilhá-lo de forma adequada, você não poderá seguir sozinha. Também precisará enxergar clareza o que está acontecendo e se possível visualizar algo ainda à sua frente. Portanto caro colega, nessa jornada você precisará contar com COLABORAÇÃO e VISIBILIDADE.

A seguir vão algumas dicas para que você alcance o sucesso nessa empreitada, o mais rápido possível.

1. Cadastro: desenvolva um cadastro de parceiros para as diferentes regiões ou mesorregiões atendidas pela sua empresa. Em alguns casos você precisará desenvolver parceiros locais para um melhor atendimento. Atualmente, no Brasil, existem cerca de 3.000 transportadoras com websites, no qual constam as informações referentes aos serviços prestados, infraestrutura disponível, atuação geográfica e dados para contatos.

2. Processo de homologação de parceiros: tenha um bom processo de homologação de seus parceiros. Você pode desenvolver critérios como porte da empresa, tamanho e idade da frota, serviços prestados, disponibilidade de licenças ou normas de qualidade, medidas de sustentabilidade e atuação social, tecnologia utilizada, etc.

3. Manual Operacional: detalhe os procedimentos operacionais relacionados ao manuseio e acondicionamento de sua carga, evitando assim problemas de avarias nos materiais. Treine a sua equipe e os colaboradores de seus parceiros, que interajam constantemente com a sua empresa.

4. Contrato: tenha contrato com seus parceiros e  estabeleça claramente os direitos e deveres da cada parte.

5. Auditoria nas transportadoras: audite constantemente os seus parceiros. Faça visitas programadas e visitas surpresas, e aplique um check-list previamente definido com as transportadoras.

6. Barato que sai caro: realizar cotações frequentemente, prática adotada por muitas empresas, pode não ser tão interessante como parece à primeira vista. A troca de uma transportadora por outra poderá lhe custar muito caro. Analise a questão sob um ponto de vista mais amplo, pois o barato poderá sair caro.

7. Atue de forma colaborativa com seus parceiros: de nada adiantará simplesmente pressionar os seus parceiros, ou agir de forma "terrorista". Será que você desempenha o seu papel de forma adequada? Procure desenvolver projetos colaborativos com seus parceiros, na modalidade ganha-ganha, com amplos benefícios para ambos os lados.

8. Atuação em conjunto entre Logística e Compras: nem logística, nem Compras. Nem um, nem outro, sozinho, conseguirá atuar de forma eficaz na contratação e na gestão da atividade de transportes. Cada um detém um conhecimento que complementa o outro, portanto, devem atuar em conjunto na administração das transportadoras e da conta frete.

9. Insista em dispor de informações em tempo real: contar com informação em tempo real é condição sine qua non para evitar as não- conformidades em transportes, que chegam a representar um custo adicional de 15% a 20% em transportes.

10. Tenha indicadores de desempenho e metas: isso é óbvio, pois o que não é medido não pode ser gerenciado. Desenvolva e implemente de 4 a 6 indicadores para a área de transportes. Se necessário, detalhe-os por canal de distribuição, região, tipo de serviço ou transportadora.

11. Utilize as ferramentas da qualidade para a gestão de transportes: para cada não conformidade identificada, deveria, obrigatoriamente, existir um plano de ação (PDCA, 5W2H, Espinha de Peixe, etc) para combater e eliminar a causa rais do problema. Sua equipe está capacitada na aplicação desses conceitos?

12. Escute os motoristas: reserve alguns minutos na semana para conversar com os motoristas. Eles são a mais acessível e econômica fonte de inteligência de mercado. Que tal experimentar essa hipótese?

13. Esteja constantemente presente no "campo": isso significa tirar o "bumbum" da cadeira, pois não há como administrar a atividade de transportes a distância, de dentro de um confortável escritório.

Trabalhe arduamente. Lute por melhorias na operação. Não se acomode diante da realidade dos fatos. A verdade é que nos resta pouco tempo. Precisamos, urgentemente, rever as nossas práticas de gestão em transportes, ou corremos o risco de não estarmos aqui para narrar as histórias vividas. Afinal, você quer, realmente, pagar um alto preço pela má gestão de transportes?
 
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