Artigo escrito por
Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em
Logística Ltda
Avarias podem se transformar em um verdadeiro "pesadelo" para a
sua empresa. Além dos danos diretos causados ao material, que poderão
indisponibilizar parte ou a totalidade da mercadoria, ainda nos depararemos com
os problemas relativos à ruptura ocorrida na cadeia de abastecimento de
materiais. Dependendo de como o Cliente final for afetado, além da perda da
venda ou até do próprio Cliente, poderemos incorrer no pagamento de multas
contratuais, em lucros cessantes, em indenizações por danos morais, etc.
O problema da avaria é maior nas operações de transporte de cargas
fracionadas, na qual são movimentadas mercadorias de diferentes valores e
características físicas. Além disso, as movimentações decorrente da necessidade
de consolidação e desconsolidação das cargas, entre os veículos de coleta
e entrega e os Terminais, acabam expondo os materiais a maiores possibilidades
de impactos, vibração, compressões, molhadura e perfurações.
De pouco representativa há alguns anos atrás, as avarias passaram a ter uma
grande importância para as Transportadoras (e consequentemente para seus
Clientes), chegando em alguns casos a responder por alguns pontos percentuais
da receita operacional líquida (ROL) dos prestadores de serviços.
Na prática, as avarias deveriam estar muito próximas de zero, mas vários
fatores têm contribuído para seu descontrole e aumento.
Um dos principais fatores de avarias nas cargas está relacionado à
qualidade das próprias embalagens, desenvolvidas muito mais com um enfoque
mercadológico do que com uma preocupação com a sua eficiência logística, o que
acabará afetando a integridade da mercadoria.
O excessivo manuseio também afeta diretamente os índices de avarias. A
carga é movimentada inicialmente da linha de produção para o armazém. Do
armazém segue normalmente para um veículo de coleta, mas pode seguir para um
novo armazém. Do veículo de coleta segue para o terminal de cargas na origem,
onde a mercadoria é descarregada, conferida, registrada e encaminhada para um
veículo de transferência que seguirá para o terminal de destino. Poderá,
inclusive, passar antes por um hub consolidador de cargas; nesse caso
teremos uma nova viagem de transferência. No terminal de destino é novamente
manuseada e conferida e colocada em um veículo de entrega. Por fim, do veículo
de entrega é descarregada no Cliente. No Cliente ainda poderá sofrer novas
movimentações até a sua utilização final.
O incorreto manuseio e acondicionamento das mercadorias, na maioria das
vezes ocasionadas pela inexistência de procedimentos operacionais ou falta de
treinamento da equipe, também contribuem diretamente para o aumento do número
de avarias. Tanto por parte do Embarcador como parte do Transportador devem
existir manuais operacionais, detalhando a forma de manusear as mercadorias, o
modo de empilhar, riscos existentes, etc.
A "convivência" entre cargas de diferentes perfis na operação de
transportes colabora para o aumento dos índices de avarias. Muitas
Transportadoras transportam mercadorias de características diferentes em peso e
volume, com requerimentos de qualidade variados. É muito comum uma
transportadora consolidar em um mesmo caminhão materiais como utilidades
domésticas, plásticos, autopeças, produtos têxteis e calçados, bebidas, tintas
e vernizes, brinquedos, eletroeletrônicos, etc. Imagine o resultado prático
disso...
A demora em solucionar os problemas relacionados às avarias faz com que os
Clientes bloqueiem o pagamento dos fretes ou realizem descontos unilaterais
enquanto não obtiverem um retorno formal das Transportadoras. Isso colabora
para desgastar o relacionamento comercial entre as empresas e impacta
diretamente na rentabilidade das Transportadoras.
Tanto por parte das Transportadoras como por parte dos Embarcadores
deve existir uma abordagem técnica voltada à melhoria contínua. Mais do que
simplesmente "remendar" o problema, devemos nos aprofundar nas causas
raízes das avarias, sejam elas muito ou pouca representativas.
Não basta apenas indenizar o Cliente. Mesmo que a Transportadora ressarça o
Embarcador pelos valores devidos, este poderá sofrer graves consequências
futuras junto aos seus Clientes finais, em função do atraso de entregas,
entregas parciais, entregas não realizadas, etc.
As Transportadoras precisarão reavaliar seus procedimentos operacionais
internos, rever seus sistemas informatizados, investir em melhores equipamentos
e estruturas para a unitização das cargas, capacitar a equipe e desenvolver
controles que permitam um acompanhamento constante dos fatores geradores das
avarias nas cargas.
Da parte do Embarcador, é primordial reavaliar as condições operacionais da
embalagem e identificar os requerimentos para manuseio e estocagem das
mercadorias.
No caso das avarias, trabalhe preventivamente. Não espere o problema se
tornar grande e complexo. Bom trabalho!
A
Tigerlog oferece diversos cursos para a capacitação em transportes:
1)
Custeio e Formação de Preços para Carga Lotação e Fracionada - 02/02/2013 -
Guarulhos, SP - Hotel Bristol
2)
Básico em Gestão da Operação de Transportes - 21/02/2013 - São Paulo, SP -
Hotel Mercure Privilege Moema
3)
Como Aumentar a Produtividade no Transporte Rodoviário de Cargas - 17/04/2013 -
Guarulhos, SP - Hotel Bristol
4)
Gestão da Operação de Transportes - 08/05/2013 - Guarulhos, SP - Hotel Bristol
5)
Como Reduzir Custos com Fretes - Negociação Ganha- Ganha - 13 e 14/05/2013 -
São Paulo,SP - Novotel Ibirapuera
Muito bom...
ResponderExcluir