Artigo escrito por
Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em
Logística Ltda
Afinal, o que leva uma Transportadora a
quebrar?
Por que, depois de tantos anos de atuação no
mercado, após registrar um crescimento contínuo, ano após ano, uma
Transportadora desaparece?
Qual o motivo de um modelo bem sucedido de
gestão tornar-se uma grande dor de cabeça, e levar uma Transportadora a um
difícil quebra-cabeça
Verdadeiros ícones do setor sucumbiram diante
dos inúmeros obstáculos ao qual foram submetidas. Você se lembra de empresas
como Etsul, ITD, Dom Vital, Itapemirim, Rápido Paulista, Tresmaiense,
Rebesquini, Rodoviário Michelon, entre outros
E por que isso ocorreu
Qual a explicação
Estamos em um mercado altamente volátil, onde
tudo ocorre muito rapidamente. Empresas vem e vão com tamanha facilidade.
Modelos bem sucedidos no passado poderão não ser suficientes para lidar com os
desafios futuros.
As principais causas para a mortalidade das
empresas de transportes são
- problemas com a sucessão familiar
- falta de planejamento estratégico
- gestão deficiente do negócio
- flutuações causadas pela conjuntura
econômica
Problemas com a Sucessão Familiar
Infelizmente sobrenome não basta. É preciso
muito mais do que isso; é necessário estar apaixonado pelo que faz e vibrar
pela empresa. Também é importante ter uma formação acadêmica a altura dos
desafios propostos. E buscar compreender em detalhes o funcionamento da empresa
e do mercado, se aprofundando nos diferentes setores do negócio. Portanto,
prepare adequadamente os sucessores da sua empresa, oferecendo a ela todos os
subsídios necessário para uma formação completa.
Falta de um Planejamento Estratégico
Muitos proprietários de Transportadoras ainda
acreditam que o planejamento estratégico engessa a empresa e dificulta a
tomada de decisão e a capacidade de adaptar-se às mudanças de mercado. É
preciso ter um plano de negócio detalhado, objetivo, com metas estabelecidas no
curto, médio e longo prazo, complementado por um orçamento. Sem isso, a empresa
fica exposta à sorte, como na música deixa a vida me levar, vida leva eu.
Se você não tem um caminho a seguir, qualquer um servirá. Busque a ajuda
externa de um especialista de mercado e em conjunto com ele, desenvolva
cenários futuros para a sua empresa e se aprofunde nas ações-chave necessárias
para alcançar os objetivos propostos.
Gestão Deficiente do Negócio
Isso envolve diversos fatores, e começa pela
contratação de amigos e parentes, que normalmente não atendem aos
pré-requisitos para cada cargo/função. Geralmente, essa turma cria uma
hierarquia de poder paralela, comprometendo a atuação dos gestores da
Transportadora, já que acessam diretamente os proprietários da empresa,
desrespeitando o organograma existente. Além disso, alimentam a rede de boatos
e fofocas na empresa, manipulando os fatos a seu favor.
Também envolve a questão da falta de dados
confiáveis para a tomada de decisão na empresa. Muitas vezes os demonstrativos
financeiros são gerados com grandes atrasos e os números não são coerentes com
a realidade, servindo apenas para a apuração dos impostos. Sem dados e fatos
ficamos à mercê do achismo, da tentativa e erro, e dos profetas apocalípticos,
que servem como conselheiros dos executivos durante os altos e baixos da
empresa. É preciso ter um controle detalhado das receitas, custos e despesas,
bem como um monitoramente eficiente das variações nas contas mais relevantes.
A existência de uma cultura de gestão através
de indicadores de desempenho é fator primordial. Como avaliar as pessoas,
departamentos, Filiais, unidades de negócio, sem a adoção de critérios
objetivos
Como trabalhar sem metas perfeitamente
alinhadas com o plano estratégico da empresa
Muitas empresas comportam-se como ilhas,
onde tudo ali não dá. Em centenas de empresas constatamos que é
possível, mas ali, nunca nada dá. É como um terreno árido, infértil,
onde a vida criativa e inteligente não encontra espaço para se desenvolver. Essa
ilha acaba sendo povoada por verdadeiros vampiros sanguessugas e zumbis,
que se conformam com o status quo e que afastam os profissionais
competentes e capazes, que correm dali por temerem o emburrecimento.
Muitas vezes os proprietários da empresa e
até alguns executivos acham que sabem tudo e que não precisam de ajuda externa
ou dos próprios funcionários, clientes e fornecedores.Temem críticas e
mudanças, e quando despertam para a verdade dos fatos, normalmente já é muito
tarde.
A falta de uma visão de gestão do capital
humano é outro fator que alimenta a derrocada das empresas. Muitos empresários
não hesitam em gastar 500 mil em um novo caminhão, mas reclamam em investir
500,00 em um curso para a capacitação de seu funcionário.
Outras empresas crescem de forma exagerada.
Não se preparam adequadamente e quando percebem, os problemas se tornaram
grandes e caros demais para serem solucionados.
A falta de disposição para a mudança e a
passividade diante dos problemas contribuem definitivamente para enterrar
o negócio. Não tomar as decisões no momento em que é preciso, principalmente
quando envolvem demissões, mudanças de procedimentos-chave, aumento de
atividades e controles, suspensão de operações, aumento no investimento, entre
outras, poderá ser fatal para a sua empresa. Prorrogar a decisão só aumenta o
tamanho das mudanças e dos efeitos perversos sobre o seu negócio.
Flutuações Causadas pela Conjuntura
Econômica
A mudança é a única certeza que teremos daqui
para frente. Crises representarão importantes oportunidades para a análise e
redirecionamento da sua empresa. Se a sua Transportadora estiver bem
administrada, saberá resistir a qualquer tipo de crise. Tomará as medidas a
tempo, sabendo o momento certo de pisar ou aliviar o acelerador. A questão não
é se existirá ou não uma próxima crise, mas sim quando ela virá. Esteja SEMPRE
pronto.
A TigerLog convida você a participar de nossos
treinamentos para o próximo semestre, segue abaixo maiores informações.
- Gestão
das Empresas de Transporte de Cargas Fracionadas – dias 06 e 07/08 – 08h00 – 20h00 – Novotel Ibirapuera –
SP Investimento 1.500,00
- Excelência
na Gestão Financeira das Empresas de Logística e Transportes – dias 13 e 14/08 – 08h00 – 20h00 - Mercure Privilege –
SP Investimento 1.500,00
- Formação
de Executivos para Empresas de Logística e Transportes – dias 03 a 05/10 – 08h00 – 20h00 – Novotel
Ibirapuera – SP
Investimento 2.000,00
Inscrições e
informações acesse nosso website www.tigerlog.com.br ou através do e-mail treinamento@tigerlog.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário