quarta-feira, 15 de maio de 2013

Artigo De 1 a 5, em qual patamar de lucratividade a sua Transportadora se encontra?

Se o assunto abaixo lhe interessar, consulte disponibilidade para o NOVO treinamento:

- Geração de Lucros nas Transportadoras: Como Aumentar Receita e Reduzir Custos e Despesas Operacionais, que será realizado em:

Guarulhos (SP) no dia 24/06/2013

Balneário Camboriú (SC) no dia 08/08/2013

Porto Alegre (RS) no dia 19/11/2013


Manual Detalhado de Gestão

A Tigerlog também comercializará a partir de 01/07/2013 um manual detalhado de gestão, tratando da administração eficaz da receita, dos custos e das despesas em uma transportadora.  Faça sua pré-reserva do material até 31/05/2013 pagando 50 por cento valor.

Detalhes com Kelly Bueno, através do e-mail kelly.bueno@tigerlog.com.br 
Também disponibilizamos um serviço de consultoria expressa para micros, pequenas e médias empresas de transportes.  Por um valor altamente acessível, sua Transportadora terá acesso à visita de consultores especializados e a uma ferramenta de avaliação e de diagnóstico da situação da empresa, com recomendações e propostas de soluções para o curto, médio e longo prazo.

Informações através do e-mail marcoantonio@tigerlog.com.br.


Não espere ficar ruim para corrigir!
Artigo
De 1 a 5, em qual patamar de lucratividade a sua Transportadora se encontra?
Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda

Se o lucro líquido é uma medida crucial para a sobrevivência das empresas, que tal, então, avaliarmos a sua empresa por esse indicador e determinar o nível de risco ao qual ela está submetida?

Para facilitar a análise, vamos dividir as Transportadoras em cinco grandes grupos, de 1 a 5, no qual 1 é melhor e 5 é pior. Entenda como lucratividade, o Lucro Líquido (após custos, despesas e IRPJ e CSLL) sobre a Receita Operacional Líquida (ROL).

No nível 1 estão aquelas (poucas) empresas com lucro sustentável, ou seja, Transportadoras que vem apresentando bons resultados ano após ano. Contam com eficientes sistemas de controle, que abrangem não apenas a área financeira, mas toda a área de vendas e operações. Para manterem-se no topo, deverão continuar inovando e investindo em melhores práticas de gestão.

No nível 2 encontram-se aquelas Transportadoras com lucro "frágil". Embora sejam lucrativas, apresentam uma rentabilidade muito baixa, e que vem declinado sileciosamente nos últimos anos. Essas empresas têm um claro entendimento que está cada vez mais difícil e mais caro conquistar R$ 1,00 de lucratividade no mercado. Precisam rever suas práticas de gestão, principalmente aquelas relacionadas à área comercial e operacional.

No nível 3 temos as empresas que variam constantemente entre o "céu" e o "inferno". Ora apresentam um pequeno (às vezes ínfimo) lucro, ora encontram-se no vermelho, com prejuízos. Podemos dizer que os executivos desse grupo de empresas vivem a rotina de um filme de suspense, pois não sabem se ao final do mês serão recompensados e parabenizados, ou se serão alvo de críticas e cobranças pesadas. Essas transportadoras carecem de mudanças realmente significativas. Precisam se aprofundar nos problemas existentes para controlar o "sobe e desce" que as leva a alternar lucros e prejuízos. Provalmente precisarão da ajuda de um profissional externo para orientá-las corretamente.

No nível 4 estão as empresas com prejuízo recorrente. Essas empresas apresentam problemas, embora ainda tenham solução. Seus executivos estão muito desapontados com os resultados, embora eles sejam os maiores responsáveis por isso, pois falharam em suas estratégias de gestão; a maior falha é não ter desenvolvido e implantado uma estratégia de negócios. Colocam a culpa em tudo e em todos, e em breve morrerão abraçados se nada fizerem para sair dessa situação. Necessitarão de mudanças profundas, de ajustes radicais, talvez de uma reengenharia. Isso poderá envolver a reestruturação organizacional da empresa (mudança no organograma), fechamento de filiais ou de unidades de negócio nada lucrativas, substituição de clientes, etc.

No nível 5 encontram-se as Transportadoras à beira da morte. Apresentam  grandes problemas decorrentes da falta de rentabilidade. Não investem, não inovam; cada vez mais sofrerão os efeitos da "comoditização" do mercado. Tem sérios problemas com o fluxo de caixa. Mal pagam seus fornecedores e funcionários e apresentam problemas de difícil solução junto aos principais clientes. Provavelmente sucumbirão diante dos desafios. Cometeram graves erros no passado, que estão sendo alimentados pela ineficácia do presente e que serão ainda mais fortalecidos pela passividade futura. Somente um longo e certeiro processo de reengenharia as salvarão da extinção!

Avalie em que estágio a sua empresa se encontra. E faça a escolha do caminho a seguir. Se não souber seguir com as próprias pernas, não hesite em procurar ajuda externa. Não demore, pois o tempo é curto..., e o mercado é implacável!

TREINAMENTOS EM DESTAQUE 

- Geração de Lucros nas Transportadoras: Como Aumentar Receita e Reduzir Custos e Despesas Operacionais
Data 24/06/2013
Horário 08h00 às 17h00
Investimento 700,00
Local Hotel Mercure Guarulhos - Guarulhos/SP

-  Práticas para Acuracidade de Estoques e Técnicas para Inventário Geral e Rotativo 
CONFIRMADO - Inscreva-se!
Data 18/05/2013
Horário 08h00 às 17h00
Investimento 650,00
Local Hotel Mercure Guarulhos - Guarulhos/SP

- Excelência na Gestão Comercial na Prestação de Serviço em Logística e Transportes
CONFIRMADO - Inscreva-se!
Data 20 e 21/05/2013
Horário 18h00 às 22h00
Investimento 600,00
Local Hotel Mercure Guarulhos - Guarulhos/SP

- Projetos Logísticos - CONFIRMADO - Inscreva-se!
Data 20 e 21/05/2013
Horário 08h00 às 17h00
Investimento 980,00
Local Hotel Mercure Guarulhos - Guarulhos/SP

- Logística Fiscal / Tributária - Aplicada ás Operaçãoes Logísticas
Data 25/05/2013
Horário 08h00 às 17h00
Investimento 700,00
Local Hotel Mercure Privilege - São Paulo/SP
- Custeio e Formação de Preços para Carga Lotação e Fracionada

Data 05/06/2013
Horário 08h00 às 17h00
Investimento 500,00
Local Hotel Mercure Guarulhos - Guarulhos/SP

- Formação de Engenheiros Logísticos - TURMA X 
Data 10 à 13/06/2013
Horário 08h00 às 20h00
Investimento 3.000,00 até 5x de 600,00
Local Hotel Mercure Guarulhos - Guarulhos/SP

Maiores informações através do e-mail treinamento@tigerlog.com.br
ou através do site www.tigerlog.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário