quarta-feira, 15 de maio de 2013

Artigo ENGENHEIROS LOGÍSTICOS, se você ainda não tem, em breve precisará ter!


   
Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda

Embora ainda não existam cursos de graduação ou pós-graduação para a formação de profissionais da área de engenharia especificamente voltados para projetos logísticos, é cada vez mais perceptível a necessidade de contarmos com essa mão de obra especializada. O aprendizado acaba ocorrendo na prática, na base da tentativa e erro, e em função disso, importantes horas são desperdiçadas nessa atribulada e complexa missão.

A engenharia logística permite desenvolvermos uma competência vital para a sobrevivência das empresas, a capacidade de desenhar, dimensionar e implantar soluções técnicas altamente personalizadas às necessidades e expectativas dos clientes internos e externos, diferenciadas das soluções adotadas pelos principais concorrentes.

A logística está entre as três competências básicas de qualquer empresa. Cada vez mais ganha importância entre as atividades "essenciais" das organizações empresarias como Produção, Vendas/Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento, Finanças, etc. Não exageraremos, se dissermos que em breve o grande diferencial entre as empresas para conquistar e manter clientes não será mais a qualidade dos produtos, preços ou a estratégia de marketing, mas sim a logística, que proporcionará o produto certo, no local correto, no tempo adequado, nas condições exigidas pelos Clientes. E tudo isso, a um preço justo, e ainda causando uma boa impressão aos Clientes.

Será importante que as empresas inovem em logística, para manterem-se em um patamar realmente diferenciado em relação aos seus concorrentes. A inovação vem da aplicação prática de novos projetos, que por sua vez dependerão dos Engenheiros Logísticos.

Várias são as aplicações práticas da inteligência logística. Envolve desde pequenas melhorias na operação atual,  passa pela implantação de soluções que envolvam novas competências na gestão e na operação logística e chega a projetos inéditos na sua empresa, que tratem por exemplo, da construção de um novo Centro de Distribuição ou da implantação de um sistema WMS - Warehouse Management System, que movimentarão cifras representativas.

Sem uma área de engenharia logística, por exemplo, como viabilizar de forma bem sucedida, a atuação da sua empresa no comércio eletrônico? Como exportaremos produtos para países com rígidas normas operacionais? Como poderemos separar caixas ou itens individualmente, montar kits promocionais, embalá-los da forma adequada e entregar no prazo e nas condições acordadas com os Clientes?

Outro exemplo de aplicação seria o redesenho e redimensionamento da malha logística, reavaliando o modelo operacional existente, o nível de serviço aos canais de distribuição utilizados e os custos correspondentes. Neste momento, onde os benefícios estão sendo amplamente questionados pelas entidades governamentais e especialistas do setor, a Engenharia Logística será fundamental para a definição de um novo modelo operacional.

O trabalho da engenharia logística é incessante. Atua sob uma perspectiva de melhoria contínua, na qual os desafios serão cada vez maiores. Aumentando o grau de complexidade da operação, novos conhecimentos serão exigidos dos Engenheiros Logísticos, como legislação fiscal / tributária, seguros em transportes, estatística avançada, pesquisa operacional, engenharia econômica, etc.

Dispor de um ou mais recursos dedicados pode parecer caro. Não dispor de pessoal capacitado e dedicado a acrescentar novas competências logísticas poderá custar mais caro ainda! Contar com um Engenheiro Logístico deixou de ser um "luxo desnecessário". Por isso, trate a engenharia logística como algo essencial, e não supérfluo. Não encare como custo, mas como investimento, um investimento que permitirá à sua empresa transpor fronteiras até então desconhecidas!
Pense nisso! Pense com carinho e colha os resultados positivos! Boa sorte!
TREINAMENTOS EM DESTAQUE
 
- Formação de Engenheiros Logísticos - TURMA X 
Data 10 à 13/06/2013
Horário 08h00 às 20h00
Investimento 3.000,00 até 5x de 600,00
Local Hotel Mercure Guarulhos - Guarulhos/SP

-  Práticas para Acuracidade de Estoques e Técnicas para Inventário Geral e Rotativo 
CONFIRMADO - Inscreva-se
Data 18/05/2013
Horário 08h00 às 17h00
Investimento 650,00
Local Hotel Mercure Guarulhos - Guarulhos/SP

- Excelência na Gestão Comercial na Prestação de Serviço em Logística e Transportes
CONFIRMADO - Inscreva-se
Data 20 e 21/05/2013
Horário 18h00 às 22h00
Investimento 600,00
Local Hotel Mercure Guarulhos - Guarulhos/SP
 
- Logística Fiscal / Tributária - Aplicada ás Operaçãoes Logísticas
Data 25/05/2013
Horário 08h00 às 17h00
Investimento 700,00
Local Hotel Mercure Privilege - São Paulo/SP

- Formação de Analista Fiscal para Operações Logísticas
Data 08/06/2013
Horário 08h00 às 17h00
Investimento 700,00
Local Hotel Mercure Privilege - São Paulo/SP
 
Maiores informações através do e-mail treinamento@tigerlog.com.br 
ou, através do site www.tigerlog.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário