quarta-feira, 15 de maio de 2013

Artigo PCP or not PCP... Eis a questão!

Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda

PCP or not PCP, eis a questão? Qual o papel da área de Planejamento e Controle da Produção na sua empresa? Qual o nível de decisão a ser tomada? Qual o futuro do PCP?

Embora seja uma área vital para qualquer empresa, o departamento de PCP ainda desempenha um papel secundário na grande maioria das organizações.

A área industrial (ou produtiva) vivenciou um verdadeiro boom na década de 70, 80 e 90, movida pela introdução de novos conceitos produtivos, novas tecnologias e novas ferramentas de gestão dentro da visão da Qualidade Total, maciçamente aplicada pela indústria japonesa e coreana, e mais tardiamente pelos norte-americanos e europeus. Paralelamente a esse desenvolvimento industrial, a área de PCP expandiu sua atuação e visão de negócio, ganhando importância em relação a outras áreas. Porém, quando esperávamos que a área enfim se consolidasse como um importante protagonista no meio empresarial, algo aconteceu..., algo que mudou o papel da área e que refletiu no desenvolvimento  e exposição do departamento de PCP.

Na grande maioria das empresas o setor de PCP se transformou em uma "secretaria industrial", tornando-se um mero apoio administrativo da área produtiva. Voltou-se para dentro, quando deveria multiplicar as suas interfaces com Vendas, Marketing, Logística (que estava apenas nascendo nas empresas no íncio da década de 90), Compras, etc. O PCP deixou de desempenhar um papel ativo e passou a se comportar como uma área reativa, comandada pela área industrial, como verdadeiros secretários dos gestores responsáveis pela produção na empresa. O PCP, na maioria dos casos ganhou massa muscular para a execução, mas perdeu musculatura na tomada de decisão; deixou de ser pensante e passou a ser braçal. Perdeu criticidade, ganhou obediência.

Na prática, o PCP perdeu o "P" de Planejamento, e ganhou um "P" de Programação"! Péssima troca!

O PCP deveria ter sido a "ponte" que interligaria as áreas de Vendas, Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento, Produção, Logística e Compras. Deveria ter sido o "embrião" do Supply Chain, mas infelizmente perdeu-se no meio de caminho. Deixamos de avançar nos processos de S&OP - Sales and Operations Planning, e hoje pagamos um alto preço pelos gigantescos estoques de matérias-primas, insumos produtivos e produtos acabados.

Infelizmente, poucas empresas deram ao PCP a importância requerida. Essas poucas e corajosas empresas colhem, nos dias de hoje, os resultados positivos do plantio. Têm melhores previsões de vendas, menores estoques, sofrem menos com a sazonalidade e a concentração de final de mês. Outras, inclusive, estão dando um passo à frente, trasferindo o conhecimento obtido internamente através de um longo e "doloroso" aprendizado para seus Fornecedores e Clientes, integrando de forma qualitativa a cadeia logística, construindo o que podemos chamar de verdadeiro supply chain.

Enquanto algumas empresas ainda vivem na "infância" do PCP, outras aproveitam os conceitos existentes e o aprendizado obtido para expandir seu conhecimento  e sistemática de trabalho para outras funções empresariais. É o caso das áreas de transportes e armazéns, que começam a aplicar os conceitos de planejamento, programação e controle da "produção", esta obviamente transformada em páletes ou toneladas expedidas, linhas separadas, coletas realizadas, veículos carregados, etc. Vemos surgir, por exemplo, a área de PCOT - Planejamento e Controle da Operação de Transportes, tanto em Transportadoras e Operadores Logísticos como nos Embarcadores. Afinal, não dá para tratar da conta frete no nível operacional apenas; é preciso enxergar o componente tático e estratégico na atividade de gestão de transportes.

Precisamos evoluir rapidamente, e deixar para trás os erros cometidos no passado. É preciso modernizar a área de PCP, reavaliar seu escopo de atuação, ampliar seu nível de integração. Para uma empresa tornar-se verdadeiramente competitiva precisará reforçar suas competências na área de PCP.

Daí o título deste artigo: PCP or not PCP.. eis a questão! Não dá mais para ficar "em cima do muro"! Ou melhoramos de vez, ou ficaremos para trás, sendo transformados em meras estatísticas! É isso que você deseja?
TREINAMENTOS EM DESTAQUE
  
- Projetos Logísticos CONFIRMADO
Data 20 e 21/05/2013
Horário 08h00 às 17h00
Investimento 980,00
Local Hotel Mercure Guarulhos - Guarulhos/SP
  
- Logística Fiscal / Tributária - Aplicada ás Operaçãoes Logísticas
Data 25/05/2013
Horário 08h00 às 17h00
Investimento 700,00
Local Hotel Mercure Privilege - São Paulo/SP

- Formação de Engenheiros Logísticos - TURMA X 
Data 10 à 13/06/2013
Horário 08h00 às 20h00
Investimento 3.000,00 (até 5x de 600,00)
Local Hotel Mercure Guarulhos - Guarulhos/SP
  
Maiores informações através do e-mail treinamento@tigerlog.com.br 
ou, através do site www.tigerlog.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário