Artigo escrito por
Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em
Logística Ltda
PCP or not PCP, eis a questão? Qual o papel da
área de Planejamento e Controle da Produção na sua empresa? Qual o nível de
decisão a ser tomada? Qual o futuro do PCP?
Embora seja uma área vital para qualquer empresa, o departamento de PCP
ainda desempenha um papel secundário na grande maioria das organizações.
A área industrial (ou produtiva) vivenciou um verdadeiro boom na década de
70, 80 e 90, movida pela introdução de novos conceitos produtivos, novas
tecnologias e novas ferramentas de gestão dentro da visão da Qualidade Total,
maciçamente aplicada pela indústria japonesa e coreana, e mais tardiamente
pelos norte-americanos e europeus. Paralelamente a esse desenvolvimento
industrial, a área de PCP expandiu sua atuação e visão de negócio, ganhando
importância em relação a outras áreas. Porém, quando esperávamos que a área
enfim se consolidasse como um importante protagonista no meio empresarial, algo
aconteceu..., algo que mudou o papel da área e que refletiu no
desenvolvimento e exposição do departamento de PCP.
Na grande maioria das empresas o setor de PCP se transformou em uma
"secretaria industrial", tornando-se um mero apoio administrativo da
área produtiva. Voltou-se para dentro, quando deveria multiplicar as suas
interfaces com Vendas, Marketing, Logística (que estava apenas nascendo
nas empresas no íncio da década de 90), Compras, etc. O PCP deixou de
desempenhar um papel ativo e passou a se comportar como uma área reativa,
comandada pela área industrial, como verdadeiros secretários dos gestores
responsáveis pela produção na empresa. O PCP, na maioria dos casos ganhou massa
muscular para a execução, mas perdeu musculatura na tomada de decisão; deixou
de ser pensante e passou a ser braçal. Perdeu criticidade, ganhou obediência.
Na prática, o PCP perdeu o "P" de Planejamento, e ganhou um
"P" de Programação"! Péssima troca!
O PCP deveria ter sido a "ponte" que interligaria as áreas de
Vendas, Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento, Produção, Logística e
Compras. Deveria ter sido o "embrião" do Supply Chain, mas
infelizmente perdeu-se no meio de caminho. Deixamos de avançar nos processos de
S&OP - Sales and Operations Planning, e hoje pagamos um alto preço
pelos gigantescos estoques de matérias-primas, insumos produtivos e produtos
acabados.
Infelizmente, poucas empresas deram ao PCP a importância requerida. Essas
poucas e corajosas empresas colhem, nos dias de hoje, os resultados positivos
do plantio. Têm melhores previsões de vendas, menores estoques, sofrem menos
com a sazonalidade e a concentração de final de mês. Outras, inclusive, estão
dando um passo à frente, trasferindo o conhecimento obtido internamente através
de um longo e "doloroso" aprendizado para seus Fornecedores e
Clientes, integrando de forma qualitativa a cadeia logística, construindo o que
podemos chamar de verdadeiro supply chain.
Enquanto algumas empresas ainda vivem na "infância" do PCP,
outras aproveitam os conceitos existentes e o aprendizado obtido para expandir
seu conhecimento e sistemática de trabalho para outras funções
empresariais. É o caso das áreas de transportes e armazéns, que começam a
aplicar os conceitos de planejamento, programação e controle da
"produção", esta obviamente transformada em páletes ou toneladas
expedidas, linhas separadas, coletas realizadas, veículos carregados, etc.
Vemos surgir, por exemplo, a área de PCOT - Planejamento e Controle da Operação
de Transportes, tanto em Transportadoras e Operadores Logísticos como nos
Embarcadores. Afinal, não dá para tratar da conta frete no nível operacional
apenas; é preciso enxergar o componente tático e estratégico na atividade de
gestão de transportes.
Precisamos evoluir rapidamente, e deixar para trás os erros cometidos no
passado. É preciso modernizar a área de PCP, reavaliar seu escopo de atuação,
ampliar seu nível de integração. Para uma empresa tornar-se verdadeiramente
competitiva precisará reforçar suas competências na área de PCP.
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