Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor
da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda
O ano de 2012 ainda é lembrado por muitas empresas, como
um ano complicado;
2013 não está sendo diferente, dadas as dificuldades de
repassar o aumento dos custos operacionais oriundos do reajuste no preço dos
insumos produtivos e do aumento da compelxidade operacional. E 2014 parece
indecifrável. O que prever para os próximos anos?
Não importa o que vem por aí. A sua empresa precisa estar
pronta e "blindada" para superar cada novo desafio que encontrar pela
frente. A questão primordial é: ela está suficientemente preparada para superar
os diferentes tipos de obstáculos que surgirão?
Dificuldades não faltarão, isso é certo! Problemas internos
e externos testarão a sua capacidade de resistência. Turn-over de pessoal,
passivos trabalhistas, dificuldades na obtenção de mão de obra qualificada e na
retenção de talentos, inflação de salários, pressão por melhores benefícios,
clientes intransigentes, prazos alongados de pagamentos, descontos unilaterais
nas faturas, compradores de serviços terroristas, etc.
Pergunto mais uma vez: sua empresa está devidamente
estruturada para passar por cima disso tudo como um "rolo
compressor"?
Que medida você utiliza para avaliar se a sua
Transportadora vai bem?
Você acha que o aumento de receita é suficiente para
concluir que está tudo bem? Na prática sabemos que não. Falta obviamente
considerar a questão da rentabilidade (lucro líquido). Seus custos e depesas
encontram-se em patamares adequados ao seu perfil de negócio e à qualidade da
sua receita?
Então, se minhas vendas crescem e ainda lucro com a
prestação dos meus serviços, isso significa que está tudo bem? Não,
infelizmente não. Isso apenas significa que MOMENTANEAMENTE, as coisas vão bem,
mas que futuramente poderão não estar tão bem assim!
Há, ainda, um terceiro elemento a ser considerado: o
fluxo de caixa. Você pode faturar milhões de reais a cada mês, registrar um
crescimento de dois dígitos e um lucro mínimo razoável, mas poderá lhe faltar
dinheiro em caixa para pagar as contas, e aí você terá que recorrer aos bancos
e pagar juros exorbitantes.
Portanto, se eu resolver o trinômio vendas x lucro x
fluxo de caixa, posso dizer que tudo vai bem e que estou realmente capacitado
para enfrentar qualquer problema adiante? Em parte sim, mas isso ainda não lhe
garantirá sobrevivência e crescimento no médio e longo prazo.
Mas, por que não? Porque atuamos em um mercado
extremamente complexo, com uma das dinâmicas de negócio mais difíceis de serem
equacionadas.
O mercado de prestação de serviços em transportes é
extremamente volátil.
Nele, as coisas rapidamente "evaporam". Nada é
muito certo. Hoje você pode ter 100 contratos com pelo menos um ano de duração,
mas amanhã você poderá perder 10% deles, mesmo prestando um serviço de boa
qualidade. E desses 100 contratos atualmente existentes, quantos deles são
realmente lucrativos? E quantos permanecerão lucrativos nos próximos anos?
Além da volatilidade, temos que levar em conta que não é
nada fácil administrar um negócio no qual a necessidade de investimentos é
muito alta, e constante, e onde você depende (demais) de mão de obra, uma
variável cada vez mais difícil de administrar, seja por aspectos
comportamentais ou financeiros.
A verdade é que o seu futuro será resultado daquilo que
você decidir e fizer hoje. O que você tem feito, além das atividades
rotineiras, para garantir o futuro e a perpetuação da sua empresa? Quais
variáveis-chave você tem trabalhado nos últimos meses ou anos para garantir
sustentabilidade no futuro?
Infelizmente, a grande maioria dos executivos das
Transportadoras administram suas empresas no jeito Zeca Pagodinho de ser, no
estilo "deixa a vida me levar, vida leva eu...". Acreditam que o que
deu certo até agora, continuará dando certo no futuro. Será?
Faça uma análise da sua empresa. Através desse
diagnóstico, procure identificar as deficiências existentes e desenvolva ações
de curto, médio e longo prazo para saná-las. Não espere o mercado apontar seus
erros, isso poderá ser tarde, tarde demais!
Se não sabe por onde começar, busque auxílio externo, mas
não fique parado.
Nesse setor de transportes "precisamos correr muito
para permanecermos no mesmo lugar"!
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