Artigo escrito por
Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em
Logística Ltda
Com o inevitável
aumento dos fretes que vem por aí, que postura adotar
Existem diversas
saídas diante do aumento dos custos com transportes, e uma das mais
convencionais medidas tomadas pelas empresas neste momento é a de partir para a
cotação de tarifas junto a outras transportadoras. Dependendo da forma de como
for conduzida, essa prática realmente poderá trazer excepcionais benefícios
financeiros, sem que isso necessariamente acarreta na perda no nível de
serviço.
Como fazer.
Primeiro, comece levantando uma lista de potenciais parceiros no transporte de cargas. Identifique novas Transportadoras em publicações impressas especializadas, em websites ou busque referências no mercado. É trabalhoso e demorado, mas isso será crucial para os passos seguintes. Para cada Transportadora a ser selecionada em seu modelo de distribuição, busque pelo menos 20 a 30 opções nessa fase inicial de prospecção de parceiros.
Como fazer.
Primeiro, comece levantando uma lista de potenciais parceiros no transporte de cargas. Identifique novas Transportadoras em publicações impressas especializadas, em websites ou busque referências no mercado. É trabalhoso e demorado, mas isso será crucial para os passos seguintes. Para cada Transportadora a ser selecionada em seu modelo de distribuição, busque pelo menos 20 a 30 opções nessa fase inicial de prospecção de parceiros.
Em seguida, envie uma
carta convite à sua lista de potenciais parceiros, solicitando a confirmação do
interesse da empresa em participar do seu processo licitatório.
Para aqueles que
confirmarem formalmente a participação no edital de concorrência, envie um
questionário técnico, conhecido no meio logístico como RFI - Request for
Information.
Nele constarão diversas perguntas relacionadas à infraestrutura da empresa,
serviços prestados, principais clientes, cobertura geográfica, segmentos de
atuação, tecnologias disponíveis, entre outros. Defina pesos para cada item,
conforme a relevância de cada item para a sua empresa.
Receba os
questionários preenchidos, totalize os pontos de cada empresa e elabore um ranking. Defina a pontuação
de corte pontos mínimos e obtenha a relação de empresas qualificadas para a
etapa seguinte. Informe a todos os participantes a sua continuidade ou não no
processo seletivo.
Apenas para as
empresas habilitadas para a próxima fase, disponibilize dados detalhados sobre
a operação. Normalmente relacionamos informações referentes a volumes kg e m³,
quantidade de notas fiscais, números envolvidos, origens e destinos,
sazonalidade da operação, requerimentos de qualidade, questões legais e temas
relacionados a saúde, segurança e meio ambiente. Essa etapa é conhecida como RFP - Request for
Proposal,
e ao final dela, as empresas deverão apresentar uma proposta técnica e
comercial. Fique atento ao nível de detalhamento dos dados, pois quanto menos
você abrir, maiores tenderão a ser os desvios de preços para cima, dada a
insegurança das Transportadoras.
Defina um modelo
padrão de precificação, para evitar ter que comparar banana com laranja. Isso
pode ser feito em Excel, seguindo juntamente com o caderno contendo os dados da
operação atual.
Consolide as cotações
passadas e simule os novos custos operacionais. Identifique as empresas mais
bem posicionadas e inicie uma rodada inicial de negociação, com o intuito de
buscar bom preços.
Faça tantas rodadas de
negociação quantas forem necessárias até que você consiga alcançar o número
desejado de parceiros e custos competitivos.
Definidos os finalistas, parta para uma
auditoria técnica, in-loco, com visitas às
instalações dos prováveis futuros parceiros. Novamente, desenvolva um check-list e defina uma
pontuação para cada item. Após as visitas, contabilize a pontuação de cada
empresa e defina as empresas ganhadoras.
Por fim, estabeleça
contratos formais, no qual deverão estar claramente definidos os direitos e
deveres de cada parte. E defina uma metodologia de gestão.
Daí para frente, é só
gerenciar a parceria de forma colaborativa. Bom trabalho.
A Tigerlog oferece consultoria na cotação de
fretes e também comercializa soluções que poderão lhe ajudar caso você opte por
realizar a sondagem no mercado com recursos próprios.
Veja
abaixo
Material
|
Breve Descritivo
|
Preço
|
Lista de Transportadoras
|
Arquivo em Excel contendo nome, website, e-mail,
telefone e tipo de serviço prestado por mais de 2.600 transportadoras de todo
o Brasil.
|
350,00 reais mais impostos
|
Modelo de Questionário Técnico ou RFI - Request for
Information
|
Arquivo em Excel abordando cerca de 50 aspectos
técnicos para a avaliação de Transportadoras
|
150,00 reais
mais impostos
|
Modelo de RFP - Request for Proposal
|
Arquivo em Word com estutura geral e tópicos de uma
RFP, com exemplos de dados e tabelas a serem anexadas ao caderno técnico.
|
150,00. reais mais impostos
|
Formulário para Auditoria em Transportadoras Visita
Técnica
|
Check-list em Excel, utilizado na visita às Transportadoras, com mais de 60 temas
abordados.
|
150,00 reais mais impostos
|
Modelo de Contrato de Prestação de Serviços de
Transporte de Cargas
|
Material em Word, com grande detalhamento técnico,
contendo descrição do escopo, requerimentos técnicos, direitos e deveres de
cada parte, SLAs, cláusulas de rescisão, questões comerciais, entre outras
|
350,00 reais mais impostos
|
Adquirindo o pacote completo, o custo será de
1.000,00 Mil Reais, mais impostos PIS, COFINS e ISS. pagamento através de
depósito em conta-corrente, a favor de GUEPARDO CONSULTORIA E SERVIÇOS TÉCNICOS
LTDA., CNPJ 10.535.447/0001-19, I.E. isenta.
Material será remetido
por e-mail, após a confirmação do depósito bancário.
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