Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor
da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda
Há alguns anos atrás, os acionistas do Expresso Mercúrio
e do Expresso Araçatuba, duas importantes e bem sucedidas empresas do setor de
transporte de cargas optaram por deixar o mercado, repassando suas operações a
um grupo multinacional. Ano passado foi a vez do Rapidão Cometa ser adquirido
integralmente pela Fedex. Recentemente, outra empresa, tida como referência no
setor, o Expresso Jundiaí, também foi vendido para a Femsa Logística,
subsidiária da Femsa (engarrafadora Coca-Cola), com sede no México e com
atuação em seis países latino-americanos.
Boatos no mercado citam que outras empresas de porte
também estariam em negociações avançadas com empresas nacionais e
multinacionais. Verdade ou mentira? Na prática isso não importa. Empresários do
setor estão apreensivos com os fatos recentes e questionam as motivações por
detrás de tudo isso e os rumos futuros do mercado.
Na prática existe um pouco de tudo por detrás dessas
decisões.
Existe desapontamento com o mercado? Sim, claro, e muito,
principalmente para as Transportadoras estabelecidas há muitos anos no setor, e
que vivenciaram tempos áureos nas décadas de 60, 70, 80 e meados de 90. Tempos
que não voltarão jamais!
Existe preocupação com o futuro? Obviamente que sim. Tudo
aponta para uma realidade oepracional cada vez mais complexa, no qual ocorrerá
uma grande pressão dos custos e uma enorme necessidade de investimentos. E
sabemos de antemão que nem toda a parcela adicional de custos conseguirá ser
repassada aos Clientes. Isso significará menores margens para as
Transportadoras.
Menores margens para um setor extremamente castigado. Sem
a rentabilidade adequada, como criar condições para novos investimentos?
Existem problemas sucessórios? Sim, claro, não que
estejam relacionados aos casos citados acima, mas esse foi, no passado, um dos
maiores problemas do setor. Ainda é um problema delicado, mas em menor escala.
Muitas transportadoras ainda são administradas como empresas familiares, e nem
sempre um descendente direto ou indireto do fundador ou dos executivos da
empresa reúne as condições técnicas necessárias para exercer a função para o
qual foi direcionado. O problema é que os responsáveis pelas das
Transportadoras demoram para perceber tudo isso, ou preferem não enxergar.
Existe a questão de oportunidade? Também. A grande
maioria das empresas têm em mente o valor que elas entendem que o seu negócio
valha. Se alguém oferecer algo próximo disso, com certeza despertará ainda mais
nos acionistas o interesse na venda da empresa. E se as coisas caminharem bem,
porque não vender?
Em resumo, vivemos momentos inesquecíveis no passado, não
testemunhamos uma boa situação no presente, e tampouco esperamos um horizonte
melhor no futuro. Nessa análise restrospectiva, e projetando o futuro, muitos
acionistas "pediram para sair". Nos exemplos citados, "saíram
muito bem, obrigado." Saíram na hora certa, segundo o entendimento deles.
Sair seria a solução? Depende. Ao mesmo tempo que temos
gente saindo, bem ou mal, temos gente entrando, também se dando bem ou mal.
Alguns enxergam oportunidades no cenário atual e futuro, outros estão realmente
desanimados ou foram inteligentes o suficiente para entender o momento certo de
parar.
Se resolver ficar, tenha em mente que o que serviu até
aqui poderá não servir mais. Será preciso reavaliar a sua empresa
constantemente e redirecioná-la para os novos
desafios do mercado. É como comandar uma embarcação, ora enfrentado
mares tranquilos, ora enfrentando tempestades e ondas gigantescas. Está pronto
comandante? Está disposto a tudo isso marujo?
A Tigerlog, através da sua divisão de consultoria
Guepardo, disponibiliza serviços de apoio e orientação empresarial a custos
realmente competitivos, que poderão auxiliar a sua empresa no correto
diagnóstico e tomada de decisão.
Desenvolvemos um questionário em Excel, com mais de 70
perguntas, que poderão lhe proporcionar uma rápida avaliação do nível de
competitividade da sua empresa. Através de um amplo e objetivo questionamento,
você poderá identificar a pontuação obtida e ao final, concluir sobre a necessidade
de rápidos ajustes ou de mudanças estruturais.
Essa "ferramenta" é disponibilizada
GRATUITAMENTE, apenas para diretores e proprietários das Transportadoras.
Trata-se de uma ferramenta exclusiva para
Transportadoras.
Solicite-a pelo e-mail marcoantonio@guepardologistica.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário