Artigo escrito por
Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em
Logística Ltda
Você se lembra de São Longuinho, aquele santo
que invocamos quando perdemos algo e ao encontrarmos, recompensamos com três
pulinhos?
Você sabia que ele é o santo mais aclamado em
todo os armazéns desorganizados, pouco ou mediamente organizados do mundo?
E por que isso acontece?
Isso ocorre porque em muitos armazéns existem
materiais "perdidos", que se não forem encontrados há tempo, ajudarão
a compor uma estatística perversa, a dos produtos obsoletos (ou mortos), sem
valor algum de comercialização, que em muitas empresas chegam a representar até
10% do valor total do estoque. Além da perda da receita pela impossibilidade de
venda do material, ainda arcaremos com os custos com a movimentação e
armazenagem desses itens até que ocorra uma decisão da empresa e com os gastos
incorridos com a destinação final, que poderá envolver a sua descaracterização,
desmontagem, reciclagem total ou parcial, incineração ou envio para um aterro
sanitário.
Em um armazém de pequeno porte, a busca pelos
materiais "perdidos" é uma tarefa relativamente fácil, mas em Centros
de Distribuição e Almoxarifados de médio e grande porte, essa procura
transforma-se em uma árdua missão, que acaba acarretando em outros diferentes
problemas, que impactarão no nível de serviço ao Cliente, produtividade e
custos.
Mas qual a razão da "perda" de
materiais em armazéns? Como isso pode ocorrer?
Os problemas podem começar na entrada do
material, durante a atividade de recebimento e conferência. Itens similares ou
até mesmo materiais ainda não cadastrados podem ser identificados
incorretamente e registrados erroneamente com códigos que não correspondam à
realidade. Com o código incorreto ficará muito difícil localizar o material em
estoque.
Na atividade de endereçamento também podem
ocorrer falhas, agravadas em situações onde não existam metodologias para o
endereçamento de materiais (situações conhecidas como "guarda-se onde
dá"), mas também pela utilização de sistemas apoiados em planilhas em
Excel, alimentadas manualmente, muitas vezes pelos próprios operadores.
Na estocagem a "perda" ocorre em
função da alocação do material no endereço incorreto, sem o devido ajuste por
parte do operador. Isso pode ocorrer por pressa e/ou desatenção, mas também por
despreparo técnico, ou seja, mesmo o sistema indicando o endereço B(rua), 3(coluna)
, 2 (nível), o operador aloca o material no endereço que "julga" ser
mais apropriado, por exemplo A-2-2, sem realizar a alteração no sistema. Apenas
com o procedimento de auditoria de endereços é que localizaremos esse material
"perdido" pelo armazém. Até lá ele poderá ser separado e expedido
incorretamente e ainda gerar uma devolução para a empresa.
E como resolver isso?
Uma única ação não será suficiente para
sanarmos o problema completamente.
Comece pela revisão e redesenho dos processos
operacionais, incluindo formulários utilizados. Procure simplificar ao máximo,
sem comprometer a qualidade do trabalho realizado.
Treine a equipe nos novos processos,
incluindo as eventuais interfaces automatizadas em seu sistema WMS - Warehouse
Management System.
Desenvolva indicadores que permitam monitorar
o desempenho das atividade de recebimento, putaway e estocagem, para que
de uma forma rápida e precisa possamos identificar o tipo e o tamanho das não
conformidades existentes.
Implemente um procedimento de inventário
rotativo, além de uma auditoria de acuracidade de endereços, que tem o
propósito de localizar materiais "perdidos". Dessa forma os ajustes
poderão ser realizados rapidamente, antes que o material possa ser separado e
expedido.
Verifique também se não existem
"gargalos" operacionais que possam comprometer a acuracidade da
operação, como falta de espaço nas docas e plataformas, equipamentos de
movimentação inadequados, problemas com o housekeeping, etc.
Avalie também a forma como o produto é
identificado e a sistemática de cadastro de materiais utilizada pela empresa.
Identificações muito longas ou muito curtas tendem a confundir o operador.
Identificações que intercalam número e letras também geram problemas
frequentes. Opte por descrições com até 7 ou 8 caracteres, com uma sequência de
letras e números.
Se ainda não tem, avalie a viabilidade
técnico-econômico-financeiro para a compra e implantação de um sistema WMS -
Warehouse Management System, em conjunto com soluções de automação com
código de barras.
Dessa forma minimizaremos a possibilidade de
"perdermos" materiais em seu Almoxarifado ou Centro de Distribuição,
e o risco de separar e expedir materiais incorretamente, gerando custos
adicionais, baixo de nível de serviço e necessidade de retrabalho.
Veja
abaixo nossa programação de treinamentos para o mês de Maio
- 14
e 15/05 Técnicas
Avançadas de Planejamento, Programação e Controle da Produção PPCP e
Gerenciamento de Estoques das 8h00 as 17h00 Investimento
980,00 Veja
mais>>
- 14
e 15/05 - Excelência
na Gestão de Almoxarifados 18h00 as 22h00 Investimento
600,00 Veja mais>>
- 19/05
Transportes
Internacionais Rodoviário - Aéreo - Marítimo das 8h00 as
17h00 Investimento 600,00 Veja
mais>>
- 23
e 24/05 Projetos
Logísticos das 8h00 as 17h00 Investimento 980,00 Veja mais>>
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